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Necessidades Educativas Especiais
EFQ2 2019 . 2020 - 2º semestre
programa e bibliografia Módulo I - Necessidades Educativas Especiais e Inclusão: Definições, tipos e prevalência de NEE. A organização e o enquadramento legislativo nacional. O paradigma da escola inclusiva. Práticas inclusivas de diferenciação pedagógica.
Módulo II - Dificuldades de Aprendizagem: Definições. Critérios de Identificação. Tipos de DA. Intervenções para a promoção do desempenho académico. Módulo III - Dificuldades Intelectuais: Definição, identificação e classificação. Programas Educativos Individuais e Programas Individuais de Transição. Módulo IV - Sobredotação e Alto Rendimento: Definição, identificação e classificação. Modelos e estratégias educativas: Aceleração e enriquecimento. Módulo V - Deficiências Sensoriais: Definições, classificações e etiologias. Adaptações relativas aos métodos de ensino, à avaliação e à tecnologia. Módulo VI- Deficiências Motoras: Definições, classificações e etiologias. Adaptações relativas aos métodos de ensino e à avaliação. Bibliografia recomendada - Agência Europeia para o Desenvolvimento da Educação Especial (2005). Educação inclusiva e práticas de sala de aula nos 2º e 3º ciclos do ensino básico. Disponível em http://www.european-agency.org/publications/ereports/iinclusive-education-and classroom-practice-in-secondary-education/iecp-secondary-pt.pdf/view- Correia, L. M. (Ed.) (2008). Inclusão e necessidades educativas especiais. Um guia para educadores e professores (2ª ed. rev). Porto: Porto Editora. - Mendonça, A., Miguel, C., Neves, G., Micaelo, R., & Reino, V. (2008). Alunos - Cegos e com baixa visão- Orientações curriculares. Lisboa: DGIDC. - Swanson, H., Harris, K., & Graham, S. (2013). Handbook of learning disabilities (2nd ed.). New York: Guilford Press. - Shavinina, L. V. (Ed.) (2009). International handbook on giftedness. Québec: Springer. - Swanwick, R. & Gregory, S. (2007). Sign bilingual education: policy and practice. London: David Fulton Publishers.
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