A preocupação fundamental é dar aos alunos de Didáctica da Física I as bases necessárias para eles poderem depois – por si, ou procurando o contacto de colegas, ou na frequência de cursos de formação contínua de professores – documentar-se adequadamente sobre eventuais novos temas dos programas escolares e sobre modos diversos de os ensinar. Será dada uma ênfase especial à ligação entre os conteúdos da Física e os fenómenos da vida real. Entre outros temas, falar-se-á sobre o ensino construtivista, o envolvimento dos alunos na sua aprendizagem, as pré-concepções incorrectas, a linguagem científica e para-científica, a motivação dos alunos, o ensino em contexto e as perspectivas CTSA. Começar-se-á pela Mecânica – toda a Física se fundamenta em conceitos relacionados com movimentos, interacções, campos e energias. Abordar-se-ão especificamente fenómenos termodinâmicos, eléctricos, magnéticos, sonoros, ópticos… e modos e estratégias utilizados para transmitir a alunos de diversos níveis etários os conceitos envolvidos nestes domínios da Física.