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Física Experimental
Q 2020 . 2021 - 1º semestre
Especificação técnica - ficha curricular Elementos especificos
Objectivos formativos
Aquisição de conceitos básicos relativos à análise de dados de medidas directas e indirectas de grandezas: métodos para adopção das melhores estimativas para os valores das grandezas medidas e para parâmetros de correlação funcional entre várias grandezas; bases do método de ajuste por minimização do qui-quadrado.
Desenvolvimento de competências experimentais e laboratoriais relativas à realização de medidas com diversos instrumentos e obtenção de estimativas para as grandezas medidas, com relevância para a identificação das características dos instrumentos e as origens de erros sistemáticos e aleatórios. Além daquelas competências de importância central, a disciplina deve ainda desenvolver as seguintes competências de importância secundária: Organização e método de trabalho. Comunicação científica, através da redacção de relatórios escritos. Utilização de meios informáticos para tratamento básico de dados em folha de cálculo. Programa genérico mínimo
Verdadeiro valor de uma grandeza. Erros em medidas. Propagação de erros.
Distribuições de probabilidade. O princípio de mínimos quadrados e o princípio de máxima probabilidade. Adopção da melhor estimativa para o verdadeiro valor de uma grandeza. Intervalos de confiança. Noções gerais sobre ajuste de curvas a resultados experimentais. Ajuste de rectas. Avaliação da qualidade de um ajustamento. O teste do qui-quadrado. Qui-quadrado normalizado. Algumas noções de instrumentação básica: multímetros, osciloscópio, etc. Realização de trabalhos experimentais de medidas directas e indirectas de grandezas físicas. Aplicações a várias situações, incluindo a resolução de problemas. Pré-requisitos
Os pré-requisitos da primeira matrícula na licenciatura.
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;. Conhecimentos de informática relativos ao âmbito do estudo; . Competência em trabalho em grupo; . Competência em raciocínio crítico; . Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos; . Competência em organização e planificação; . Competência em comunicação oral e escrita; . Competência para resolver problemas; . Adaptabilidade a novas situações; . Competência em investigar; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
Bibliografia de referência
- N. Ayres de Campos, Introdução à análise de dados, Departamento de Física, U.C.
- P.R. Bevington, Data reduction and error analysis for the physical sciences, McGraw-Hill - Siegmund Brandt, Data Analysis (3rd ed.), Springer, New York, 1999. Método de ensino
Exposição dos tópicos da matéria teórica.
Realização supervisionada de trabalhos práticos previamente preparados, em grupos constituídos de acordo com um sistema rotativo. A última hora de aula deve ser dedicada à análise e discussão dos resultados obtidos. Cada grupo elabora, depois da aula e de discutir o trabalho com o professor, um relatório que incluirá uma introdução de correlação com a matéria teórica e a apresentação dos resultados em gráficos e tabelas e a respectiva análise e discussão. Recursos específicos utilizados
. Equipamento laboratorial adequado aos trabalhos programados, em número suficiente para o funcionamento simultâneo de vários grupos de trabalho.
. Guiões, notas de apoio e bibliografia específica de acordo com os conteúdos envolvidos em cada trabalho prático. . Computadores para tratamento de dados em folha de cálculo. |