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Física I
EB 2020 . 2021 - 1º semestre
Especificação técnica - ficha curricular Elementos especificos
Objectivos formativos
Reconhecer e utilizar conceitos da Física, estimulando a sua ligação ao estudo dos sistemas com interesse em Eng. Biomédica (EB). Analisar, sintetizar e processar informação.
- Utilizar metodologias e técnicas adequadas em Física, aplicando-as em situações e sistemas com interesse para EB. - Reconhecer a importância da física na interpretação e explicação de fenómenos da área da EB, da ciência e da tecnologia. - Preparar, processar, interpretar e comunicar informação física, utilizando fontes bibliográficas, discurso adequado e as ferramentas apropriadas. Competências genéricas a atingir . Competência em análise e síntese; . Competência para resolver problemas; . Competência em raciocínio crítico; . Competência em aprendizagem autónoma; . Ambição profissional; . Competência em organização e planificação; . Competência em comunicação oral e escrita; . Competência em gestão da informação; . Adaptabilidade a novas situações; . Criatividade; (por ordem decrescente de importância) Programa genérico mínimo
MECÂNICA DA PARTÍCULA E DE SISTEMAS:
Leis de Newton Forças de atrito Forças conservativas e energia potencial Conservação da energia mecânica Conservação da energia na presença de forças não conservativas Conservação do momento linear e do momento angular MECÂNICA DOS FLUIDOS Princípios fundamentais de hidroestática Dinâmica de fluidos não viscosos. Equação de Bernoulli - aplicações Fluidos viscosos: viscosidade, fluidos não newtonianos, fluxo laminar e turbulento, número de Reynolds, atrito em fluidos viscosos, equação de Poiseuille - aplicações, lei de Stokes - aplicações FENÓMENOS DE SUPERFÍCIE Tensão superfícial de um líquido, superfícies curvas nas interfaces líquido-ar Energia de coesão e energia de adesão Superfície de separação entre líquidos não miscíveis Capilaridade Camadas monomoleculares Tensões de contacto líquido sólido Absorção à superfície de sólidos OSCILAÇÕES Movimento harmónico simples (MHS) Sobreposição de dois MHS Oscilações amortecidas, forçadas, ressonâncias Pré-requisitos
Nenhum (a unidade curricular é do 1º ano / 1º semestre)
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;. Competência para resolver problemas; . Competência em raciocínio crítico; . Competência em aprendizagem autónoma; . Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos; . Competência em organização e planificação; . Competência em comunicação oral e escrita; . Competência em gestão da informação; . Adaptabilidade a novas situações; . Criatividade; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
Bibliografia de referência
Bibliografia de base / Basic bibliography
Apontamentos redigidos pelo professor (lectures notes writetten by the professor) Manuel Fiolhais, Apontamentos de Física II / Complementos de Física Bibliografia complementar/ Complementary bibliography H. Benson, University Physics, John Wiley & Sons, Revised edition, New York (1995) D. C. Giancoli, Physics for Scientists and Engineers, 3rd ed., Prentice Hall, New York (2000) D. Halliday e R. Resnick, Fundamentos de Física, Livros Técnicos e Científicos, Rio de Janeiro (1985) D. Halliday, R. Resnick e K.S. Krane, Physics, 5th Ed. J.W. Kane, M.M. Sternheim, Physics, 3rd ed. John Wiley & Sons, New York (1988) J.B. Marion e W.F. Hornyak, General Physics with Bioscience Essays, John Wiley & Sons, 2nd Ed., New York (1985) F. Sears, M.W. Zemansky e H.D. Young, Física, 2ª ed., Livros Técnicos e Científicos, Rio de Janeiro (1985) P.A. Tipler, Física para cientistas e engenheiros, 3ª ed., Editora Guanabara Koogan Rio de Janeiro (1994) Método de ensino
Ensino expositivo com referências constantes aos sistemas físicos cuja descrição mais possa interessar aos alunos de bioquímica. Será enfatizada a referência a situações do dia a dia que podem ser explicadas recorrendo aos conceitos da física que se aprendem na disciplina. Procurar-se-á desta forma ilustrar a utilidade e a importância da física como disciplina estruturante em cursos de ciências e de tecnologias.
Recursos específicos utilizados
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