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2009 . 2010 - 2º semestre
Especificação técnica - ficha curricular Elementos especificos
Objectivos formativos
Esta unidade curricular centra-se: (i) no estudo da estrutura e dinâmica das membranas
biológicas naturais e artificiais; (ii) no estudo do papel das membranas celulares em importantes processos fisiológicos envolvidos na comunicação inter- e intra-celular, com destaque para o transporte de iões e moléculas, geração de sinais bioeléctricos, sinalização intracelular e produção de energia celular. O tratamento dos temas é feito recorrendo a exemplos e aplicações no âmbito da biomedicina e engenharia biomédica. Tem assim como objectivo principal a aquisição de conhecimentos e competências instrumentais para uma interpretação crítica de fenómenos fisio-patológicos em biomedicina. Pretende-se ainda que o aluno aprofunde competências de trabalho em grupo, leitura, pesquisa bibliográfica avançada, experimentação e utilização de tecnologias de informação e comunicação. Programa genérico mínimo
Membranas biológicas (ponto de encontro de proteinas, lípidos e fármacos). Estrutura e
função: de barreira a central de informações. Propriedades mecânicas e sua modulação por factores intrínsecos e extrínsecos. Fluxo de membranas na célula. Alvos terapêuticos. *Junções intercelulares e engenharia de tecidos. Membranas artificiais e suas aplicações. Os lipossomas e as membranas planas como modelos de membranas. *Os lipossomas como nanossistemas para entrega de fármacos. Transporte através de membranas. Difusão simples de moléculas lipossolúveis. Difusão facilitada e transporte activo de água, iões e nutrientes polares. *Tráfego de macromoléculas. Canais iónicos e sinais bioeléctricos. Padrões de actividade eléctrica e registo extracelular de potenciais eléctricos em biomedicina. *Técnicas de patch-clamp e biologia molecular na definição de canalopatias. *Tecnologias biofísicas na triagem de fármacos. Transdução de sinais. Receptores membranares, proteínas G, segundos mensageiros e etapas de amplificação de sinais. *Módulos de sinalização. Transdução intracelular de energia. Bioenergética mitocondrial: circuito protónico quimiosmótico, cadeia respiratória, ATP sintetase e fosforilação oxidativa. Pré-requisitos
Biologia Celular e Molecular, Física I, Química Geral, Bioquímica, Bioelectricidade e
Biomagnetismo, Fundamentos de Fisiologia I, Biologia Celular e do Desenvolvimento Humano, Fundamentos de Fisiologia II Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;. Competência em comunicação oral e escrita; . Competência em raciocínio crítico; . Competência em entender a linguagem de outros especialistas; . Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos; . Competência em organização e planificação; . Conhecimento de uma língua estrangeira; . Uso da internet como meio de comunicação e fonte de informação; . Competência em aprendizagem autónoma; . Competência em investigar; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
Bibliografia de referência
Principles of Biomedical Engineering. S.V. Madihally, Artech House, 2010
Life- As a Matter of Fat. The Emerging Principles of Lipidomics. O. Mouritsen, Springer, 2004 Lipossomes: Methods and Protocols, vol.2, Biological Membrane Models. V. Weissig, Ed., Humana Press, 2009 Signal Transduction. B.D. Gomperts, I.M. Kramer & P.E.R. Tatham, Academic Press, 2009 Bioenergetics. D.G. Nicholls & S.J. Ferguson, Academic Press, 2002 Lehninger Principles of Biochemistry. A. Lehninger, D.L. Nelson & M.M. Cox, W.H. Freeman, 2008 Ion Channels of Excitable Membranes. B. Hille, Sinauer Associates, 2001 Método de ensino
Realizam-se aulas de apresentação e discussão dos assuntos constantes do programa,
simulação computacional e discussão de problemas, análise e interpretação de artigos científicos, elaboração de protocolos experimentais e planeamento / realização de experiências laboratoriais. Recursos específicos utilizados
Salas de aula equipadas com computador, vídeo-projector e ligação à Internet.
Laboratórios adequados a trabalho com preparações biológicas. |