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2003.2004
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CALENDÁRIO
DISCIPLINAS
HORÁRIOS
SALAS
MAPA DOCENTE
MAPA EXAMES
      
2009 . 2010  - 2º semestre
SINOPSE PROGRAMA HORÁRIO AVALIAÇÃO ESPECIFICAÇÃO


Especificação técnica - ficha curricular

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
226pt


Objectivos formativos
Esta unidade curricular centra-se: (i) no estudo da estrutura e dinâmica das membranas
biológicas naturais e artificiais; (ii) no estudo do papel das membranas celulares em
importantes processos fisiológicos envolvidos na comunicação inter- e intra-celular, com
destaque para o transporte de iões e moléculas, geração de sinais bioeléctricos, sinalização
intracelular e produção de energia celular. O tratamento dos temas é feito recorrendo a
exemplos e aplicações no âmbito da biomedicina e engenharia biomédica. Tem assim como
objectivo principal a aquisição de conhecimentos e competências instrumentais para uma
interpretação crítica de fenómenos fisio-patológicos em biomedicina. Pretende-se ainda que
o aluno aprofunde competências de trabalho em grupo, leitura, pesquisa bibliográfica
avançada, experimentação e utilização de tecnologias de informação e comunicação.
Programa genérico mínimo
Membranas biológicas (ponto de encontro de proteinas, lípidos e fármacos). Estrutura e
função: de barreira a central de informações. Propriedades mecânicas e sua modulação por
factores intrínsecos e extrínsecos. Fluxo de membranas na célula. Alvos terapêuticos.
*Junções intercelulares e engenharia de tecidos.
Membranas artificiais e suas aplicações. Os lipossomas e as membranas planas como
modelos de membranas. *Os lipossomas como nanossistemas para entrega de fármacos.
Transporte através de membranas. Difusão simples de moléculas lipossolúveis. Difusão
facilitada e transporte activo de água, iões e nutrientes polares. *Tráfego de
macromoléculas.
Canais iónicos e sinais bioeléctricos. Padrões de actividade eléctrica e registo extracelular
de potenciais eléctricos em biomedicina. *Técnicas de patch-clamp e biologia molecular
na definição de canalopatias. *Tecnologias biofísicas na triagem de fármacos.
Transdução de sinais. Receptores membranares, proteínas G, segundos mensageiros e
etapas de amplificação de sinais. *Módulos de sinalização. Transdução intracelular de
energia. Bioenergética mitocondrial: circuito protónico quimiosmótico, cadeia respiratória,
ATP sintetase e fosforilação oxidativa.
Pré-requisitos
Biologia Celular e Molecular, Física I, Química Geral, Bioquímica, Bioelectricidade e
Biomagnetismo, Fundamentos de Fisiologia I, Biologia Celular e do Desenvolvimento
Humano, Fundamentos de Fisiologia II
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Competência em raciocínio crítico;
. Competência em entender a linguagem de outros especialistas;
. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
. Competência em organização e planificação;
. Conhecimento de uma língua estrangeira;
. Uso da internet como meio de comunicação e fonte de informação;
. Competência em aprendizagem autónoma;
. Competência em investigar;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teóricas30
aulas teórico-práticas10
aulas práticas laboratoriais10
outras actividades5
total horas lectivas55

Método de avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo10 %
Mini testes15 %
Exame85 %

Bibliografia de referência
Principles of Biomedical Engineering. S.V. Madihally, Artech House, 2010
Life- As a Matter of Fat. The Emerging Principles of Lipidomics. O. Mouritsen,
Springer, 2004
Lipossomes: Methods and Protocols, vol.2, Biological Membrane Models. V.
Weissig, Ed., Humana Press, 2009
Signal Transduction. B.D. Gomperts, I.M. Kramer & P.E.R. Tatham, Academic
Press, 2009
Bioenergetics. D.G. Nicholls & S.J. Ferguson, Academic Press, 2002
Lehninger Principles of Biochemistry. A. Lehninger, D.L. Nelson & M.M. Cox,
W.H. Freeman, 2008
Ion Channels of Excitable Membranes. B. Hille, Sinauer Associates, 2001
Método de ensino
Realizam-se aulas de apresentação e discussão dos assuntos constantes do programa,
simulação computacional e discussão de problemas, análise e interpretação de artigos
científicos, elaboração de protocolos experimentais e planeamento / realização de
experiências laboratoriais.
Recursos específicos utilizados
Salas de aula equipadas com computador, vídeo-projector e ligação à Internet.
Laboratórios adequados a trabalho com preparações biológicas.
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Departamento de Física, UC ©2013
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