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Ciências Planetárias
AI 2010 . 2011 - 1º semestre
Especificação técnica - ficha curricular
Elementos especificos
*) N.B. se houver estudantes que não falem português a língua é o inglês.
Objectivos formativos
Cultura geral em Ciências Planetárias. Conhecer as propriedades mais importantes das diversas classes de corpos do Sistema Solar. Compreensão dos fenómenos físicos mais relevantes em Ciências Planetárias. Capacidade para resolver problemas. Desenvolvimento da capacidade para estimar resultados por ordem de grandeza. Capacidade para procurar e utilizar publicações científicas especializadas. Sendo as Ciências Planetárias uma área muito ligada à instrumentação para o Espaço pretende-se ainda o desenvolvimento da capacidade de identificar e conceptualizar (i) a instrumentação para medição de parâmetros observáveis e (ii) a modelização necessária para previsão de parâmetros observáveis.
Programa genérico mínimo
Programa Mínimo A:
1- O Sistema Solar: 1.1- Inventário do Sistema Solar; 1.2- Propriedades dos corpos do Sistema Solar; 1.3- Métodos de estudo do Sistema Solar; 1.4- Modelos de formação do Sistema Solar. 2- Dinâmica do Sistema Solar: 2.1- Revisão do problema de dois corpos; 2.2- O problema dos três corpos, pontos de Lagrange e ressonâncias; 2.3- Marés e forças dissipativas. 3- Os Planetas Terrestres: 3.1- Estrutura interna dos planetas terrestres; 3.2- Processos superficiais dos planetas terrestres; 3.3- Atmosferas dos planetas terrestres. 4- Os Planetas Gigantes: 4.1- Estrutura dos planetas gigantes; 4.2- Atmosferas dos planetas gigantes; 4.3- Os sistemas de satélites e anéis dos planetas gigantes. 5- Os Pequenos Corpos do Sistema Solar: 5.1- Dos asteróides aos meteoritos e poeiras; 5.2- Das Cintura de Kuiper e Nuvem de Oort aos cometas. 6- Os Planetas Extra-Solares (Exoplanetas): 6.1- Detecção de planetas extra-solares; 6.2- Propriedades dos sistemas planetários extra-solares. 7- Noções de Astrobiologia: 7.1- A questão da zona habitável; 7.2- A questão da possibilidade de vida extra-terrestre. Pré-requisitos
Análise Matemática I e II, Física Geral I e II (ou disciplinas similares).
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;. Competência para resolver problemas; . Competência em raciocínio crítico; . Competência em entender a linguagem de outros especialistas; . Competência em aprendizagem autónoma; . Uso da internet como meio de comunicação e fonte de informação; . Competência em trabalho em grupo; . Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área; . Criatividade; . Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos; . Competência em investigar; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
Bibliografia de referência
Solar System Dynamics. C.D. Murray and S.F. Dermott (1999). Cambridge Univ. Press
Planetary Sciences. Imke de Pater and Jack J. Lissauer (2001). Cambridge Univ. Press An Introduction to the Solar System. Eds. Neil McBride and Iain Gilmour (2003). Cambridge Univ. Press Introduction to Planetary Science: the geological perspective. Gunter Faure and Teresa M. Mensing (2007). Springer. An Introduction to Astrobiology. Eds Iain Gilmour and Mark A. Sephton (2003). Cambridge Univ. Press Le système solaire. T. Encrenaz, J.-P. Bibring, M. Blanc, M. A. Barucci, F. Roques et Ph. Zarka (2003) EDP Sciences / CNRS Editions. Método de ensino
O ensino será baseado na exposição de matéria, no sentido clássico, recorrendo em casos particulares ao método de aprendizagem centrada no aluno, resolução de problemas clássicos, discussão de problemas de investigação da especialidade e na realização de trabalhos com orientação tutorial.
Recursos específicos utilizados
Computador, projector (datashow), ecrã, quadro e giz. |