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Química Geral I
F 2016 . 2017 - 1º semestre
Especificação técnica - ficha curricular Elementos especificos
Objectivos formativos
A unidade curricular de Química Geral I visa dar ao aluno um conhecimento teórico das diferentes áreas de Química importantes, como a composição da matéria, fundamentos da energia química, soluções e propriedades coligativas, equilíbrio químico.
Competências a serem desenvolvidas serão: 1. Conhecimento e capacidade de compreensão: 1.1. Reconhecer e utilizar teorias e conceitos; 1.2. Analisar e resumir a informação. 2. Aplicação de conhecimentos e compreensão: 2.1. Aplicar conhecimentos para abordar problemas. 3. Realização de julgamento/tomada de decisão: 3.1. Processar e interpretar dados quantitativos 4. Comunicação: 4.1. Compreender e utilizar as fontes de informação; 4.2. Transmitir adequadamente os conhecimentos adquiridos. 5. Competências de auto-aprendizagem: 5.1. Desenvolver as competências adequados para ser autónomo; 5.2. Saber avaliar o auto-desempenho. Programa genérico mínimo
1. Aspectos gerais
Grandezas e unidades; representação de valores numéricos; noções de análise dimensional; massa e reacções químicas. 2. Estrutura da matéria: generalidades e a teoria atómica Átomos, moléculas e iões; teoria quântica e estrutura atómica; a tabela periódica. 3. Moléculas Ligação química; geometria molecular e simetria. 4. Gases, líquidos e sólidos Leis dos gases e propriedades dos gases; gases reais; forças intermoleculares e estados condensados. 5. Equílibrio de fases e soluções Mudanças de estado. Equilíbrio de fases. Diagramas de fase. Regra das fases. Soluções ideais. Quantidades molares parciais. Lei de Raoult. Lei de Henry. Propriedades coligativas. Soluções reais e actividades. Pré-requisitos
É desejável preparação em Química a nível do 12º ano e conhecimentos de Inglês
Competências genéricas a atingir
. Competência em comunicação oral e escrita;. Competência para resolver problemas; . Criatividade; . Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos; . Competência em análise e síntese; . Competência em raciocínio crítico; . Competência em autocrítica e auto-avaliação; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
concretização da avaliação em 20162017
Avaliação Presença e participação nas aulas teórico-práticas (tp): 10.0% Mini Testes: 20.0% Exame: 70.0% Avaliação Exame: 100.0% Bibliografia de referência
1. R. Chang, Chemistry, 8th Ed., McGraw-Hill (New York, 2004);
2. P. Atkins and L. Jones, Chemical Principles: the quest for insight, 5th Ed., Freeman (New York, 2010). Método de ensino
O ensino assenta em aulas teóricas, fomentando a participação dos estudantes e a discussão dos temas, e aulas teórica-práticas, visando a resolução de problemas e que incentivam, também, a participação dos estudantes, em turmas de dimensão mais reduzida.
Recursos específicos utilizados
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