|
Doenças Neurodegenerativas
EB3 2010 . 2011 - 1;2º semestre
Especificação técnica - ficha curricular
Elementos especificos
Objectivos formativos
Esta unidade curricular visa a aprendizagem aprofundada e mais recente dos processos de neurodegenerescência na área de Neurodegenerative Disorders (Doenças Neurodegenerativas), com uma ênfase particular nas doenças de Alzheimer, Parkinson e de poliglutaminas. Tal implica o confronto com conceitos e novas metodologias recentemente desenvolvidas na área científica em causa, assim como a aplicação de novas terapias e novos métodos de diagnóstico. Este percurso é realizado com o contacto directo com investigadores internacionalmente reconhecidos nesta área de investigação.
Programa genérico mínimo
A Unidade Curricular será oferecida em regime de curso avançado de estrutura modular com grande intensidade de trabalho num espaço definido de tempo (5 dias). Contará com o apoio de colegas de outras instituições de investigação nacionais ou estrangeiras.
O programa, que versará tópicos actuais, relevantes e de ponta na área de Neurodegenerative Disorders, será adaptado à actividade científica em que os convidados internacionais se inserem. Tópicos a abordar poderão incluir: Overview of general aspects of neurodegenerative disorders Basic mechanisms of neurodegeneration (e.g. excitotoxicity, mitochondrial dysfunction, oxidative stress, protein misfolding and cell death processes) Alzheimers disease (AD): epidemiology, genetics, neuropathology and diagnosis Research highlights in AD Novel treatment strategies in AD Parkinsons disease (PD): epidemiology, genetics, neuropathology and diagnosis Research highlights in PD Novel treatment strategies in PD Polyglutamine (polyQ)-expansion diseases: epidemiology, genetics, neuropathology and diagnosis Research highlights in polyQ-expansion diseases Novel treatment strategies in polyQ-expansion diseases Pré-requisitos
Disciplina de base em Neurociências
Competências genéricas a atingir
. Competência em comunicação oral e escrita;. Conhecimento de uma língua estrangeira; . Competência em trabalho em grupo; . Competência em raciocínio crítico; . Competência em investigar; . Competência em análise e síntese; . Competência em organização e planificação; . Competência em trabalho num contexto internacional; . Competência em entender a linguagem de outros especialistas; . Competência em aprendizagem autónoma; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
Bibliografia de referência
Publicações científicas seleccionadas:
Gil JM, Rego AC (2008) Mechanisms of neurodegeneration in Huntington's disease. Eur J Neurosci. 27(11): 2803-20 (Review) Erratum in: Eur J Neurosci. 2008 Nov;28(10):2156. Bezprozvanny I, Mattson MP (2008) Neuronal calcium mishandling and the pathogenesis of Alzheimer's disease. Trends Neurosci. 31(9): 454-63 (Review). Ross CA, Smith WW (2007) Gene-environment interactions in Parkinson's disease. Parkinsonism Relat Disord. 13, Suppl 3: S309-15 (Review). Ross CA, Poirier MA (2004) Protein aggregation and neurodegenerative disease. Nat Med. 10: S10-7. Rego AC, Oliveira CR (2003) Mitochondrial dysfunction and reactive oxygen species in excitotoxicity and apoptosis: implications for the pathogenesis of neurodegenerative diseases. Neurochem Res. 28(10): 1563-74 (Review). Publicações científicas diversas da área Método de ensino
A Unidade Curricular será ministrada em regime de curso intensivo.
O doutorando terá que elaborar e apresentar um pequeno projecto de investigação competitivo em áreas científicas de ponta com interesse para o estudo das doenças neurodegenerativas. Haverá sessões dedicadas à análise de artigos científicos recentes, sendo exigido que o doutorando exprima, com sentido crítico, a sua opinião sobre os temas discutidos. Recursos específicos utilizados
Acesso a bases de dados bibliográficos, ligação à Internet.
|