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Computação Gráfica e Modelação Tridimensional
EB3 2014 . 2015 - 1;2º semestre
Especificação técnica - ficha curricular
Elementos especificos
Objectivos formativos
Esta UC destina-se a pessoas com formação em engenharia e consiste numa introdução aos métodos matemáticos usados na modelação de formas geométricas que são usados em CAD/CAM, computação gráfica, realidade aumentada e virtual, etc.. Programa genérico mínimo
Coordenadas homogéneas e transformações geométricas. Quaterniões e seu uso na modelação de rotações e movimentos rígidos no espaço 3D. Representações paramétrica e implícita de curvas.. Splines e restrições de continuidade. B-Splines e o algoritmo de “de Boor”. Superfícies polinomiais paramétricas e NURBS. Subdivisão de curvas e superfícies. Malhas poligonais para representação e reconstrução de superfícies. Geometry construtiva de sólidos, partições binárias do espaço e algoritmos de conversão. Reconstrução de superfícies a partir de nuvens de pontos. Simplificação de malhas poligonais e outros algoritmos de processamento geométrico. A cadeia das operações do OpenGL. Introdução à programação das unidades de processamento gráfico (GPU). Pré-requisitos
Algebra linear, algoritmos básicos discretos e conhecimentos de programaçãoo em C/C++. Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;. Competência para resolver problemas; . Competência em raciocínio crítico; . Criatividade; . Competência em investigar; . Conhecimento de uma língua estrangeira; . Conhecimentos de informática relativos ao âmbito do estudo; . Uso da internet como meio de comunicação e fonte de informação; . Competência em trabalho em grupo; . Competência em aprendizagem autónoma; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
concretização da avaliação em 20142015
Avaliação Projecto ou Trabalho laboratorial: 50.0% Trabalho de síntese: 50.0% Bibliografia de referência
[1] 3D Computer Graphics (3rd Edition), Alan H. Watt, Addison-Wesley, 2000. [2] Computer Graphics: Principles and Practice, James D. Foley, Andries van Dam, Steven K. Feiner, John F. Hugues, 2nd Edition in C, Addison-Wesley, 1995. [3] Computer Graphics, C Version, Donald Hearn, M. Pauline Baker, 2nd Edition, Prentice Hall,1997. [4] Computational Geometry in C, O'Rourke. [5] The OpenGL Programming Guide, Dave Shreiner, Mason Woo, Jackie Neider, and Tom Davis, Fifth Edition, Addison-Wesley, 2005. [6] Geometric Modeling, Michael Mortenson, John Wiley & Sons, 1985. [7] Spatial Augmented Reality: Merging Real and Virtual Worlds, Oliver Bimber, Ramesh Raskar, A K Peters, 2005. [8] Real-Time Rendering, 2nd Edition, Tomas Moller, AK Peters , 2002. Método de ensino
Aulas teóricas, recorrendo a meios audiovisuais, com exposição detalhada dos conceitos, princípios e teorias fundamentais. Aulas de exposição onde os alunos apresentarão aos restantes colegas os temas investigados. Aulas de orientação tutorial onde serão analisados os projetos em curso e poderão ser investigadas novas soluções para problemas específicos. Recursos específicos utilizados
Laboratório com computadores adequados a computação gráfica, equipamento de realidade virtual, realidade aumentada e respectivo software.
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