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2002 . 2003 - 1;2º semestre
Especificação técnica - ficha curricular N.B. estas fichas estão definidas apenas desde 2007 (acordo de Bolonha).
Elementos especificos
Objectivos formativos
Objectivos da Disciplina: Os alunos deverão ter adquirido as competências necessárias para produzir software gráfico interactivo e com realismo visual.
Devem apreender os fundamentos teóricos e algoritmos utilizados na representação de objectos tridimensionais em computador, e ensaiar a programação de gráficos e modelação tridimensional. Programa genérico mínimo
Introdução. Hardware gráfico. Transformações a duas e três dimensões. Visualização a três dimensões. Implementação da pipeline gráfica. Modelos hierárquicos de cenas e objectos. Representação de curvas e superfícies. Modelação de sólidos. Modelos de luz e cor. Introdução às técnicas de rendering. Entrada interactiva de dados.
Modelização tridimensional e interactividade para ambientes de realidade virtual e realidade aumentada.* Animação e captura de movimento para animações.* Pré-requisitos
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;. Competência para resolver problemas; . Competência em raciocínio crítico; . Criatividade; . Competência em investigar; . Conhecimento de uma língua estrangeira; . Conhecimentos de informática relativos ao âmbito do estudo; . Uso da internet como meio de comunicação e fonte de informação; . Competência em trabalho em grupo; . Competência em aprendizagem autónoma; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
Bibliografia de referência
[1] 3D Computer Graphics (3rd Edition), Alan H. Watt, Addison-Wesley, 2000.
[2] Computer Graphics: Principles and Practice, James D. Foley, Andries van Dam, Steven K. Feiner, John F. Hugues, 2nd Edition in C, Addison-Wesley, 1995. [3] Computer Graphics, C Version, Donald Hearn, M. Pauline Baker, 2nd Edition, Prentice Hall, 1997. [4] Computational Geometry in C, O'Rourke. [5] The OpenGL Programming Guide, Dave Shreiner, Mason Woo, Jackie Neider, and Tom Davis, Fifth Edition, Addison-Wesley, 2005. [6] Geometric Modeling, Michael Mortenson, John Wiley & Sons, 1985. [7] Spatial Augmented Reality: Merging Real and Virtual Worlds, Oliver Bimber, Ramesh Raskar, A K Peters, 2005. [8] Real-Time Rendering, 2nd Edition, Tomas Moller, AK Peters , 2002. Método de ensino
Aulas introdutórias laboratoriais com exemplos e problemas seguidas de orientação tutorial.
Recursos específicos utilizados
Laboratório com computadores adequados a computação gráfica, equipamento de realidade virtual, realidade aumentada e respectivo software.
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