|
Caracterização Avançada de Materiais
EB3 2017 . 2018 - 1º semestre
Especificação técnica - ficha curricular
Elementos especificos
Objectivos formativos
Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos gerais sobre um conjunto de técnicas de análise de materiais, designadamente princípio de funcionamento, gama de aplicação e principais limitações. Um desenvolvimento mais detalhado será feito para determinadas técnicas consoante a formação do aluno e o tema da sua dissertação de doutoramento. Este estudo mais detalhado será feito no âmbito de acompanhamento tutorial e realização de trabalho prático de aplicação dessas técnicas. Trata-se portanto de uma disciplina com planeamento ajustado às necessidades dos alunos que a frequentam.
Os alunos desenvolverão ainda competências genéricas de três tipos: i) instrumentais - capacidades de análise e síntese e de resolução de problemas, familiarização com lingua inglesa; ii) pessoais - capacidade de raciocínio crítico; iii) sistémicas -treino de aprendizagem autónoma e de investigação, capacidade de aplicar na prática os conhecimentos teóricos, motivação para desempenho de excelência. Programa genérico mínimo
Princípios de operação e funcionamento das seguintes técnicas ou outras a incluir, de acordo com selecção dos alunos:
Microscopia Ótica com Análise de Imagem Microscopia Eletrónica de Varrimento ? SEM Microscopia Eletrónica de Transmissão ? TEM Microscopia de Força Atómica ? AFM Espectroscopia de Infravermelho com Transformada de Fourier ? FTIR Difração de Raios-X ? DRX Ressonância Magnética Nuclear ? RMN Análise Térmica por DSC/TG, Modulated DSC Análise Termo-Mecânica por DMTA Medição de Ângulo de Contacto Determinação de Pesos Moleculares Picnometria de Gás Porosimetria de Mercúrio Adsorção de Gases (BET) Dispersão Laser para medição de tamanhos de partículas (LDS e PCS) Reologia Análise de propriedades mecânicas (tração, compressão, desgaste) Absorção atómica Pré-requisitos
Física, Química e Matemática de nível superior.
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;. Competência em raciocínio crítico; . Competência em aprendizagem autónoma; . Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos; . Competência em investigar; . Conhecimento de uma língua estrangeira; . Competência para resolver problemas; . Preocupação com a qualidade; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
Bibliografia de referência
Publicações seleccionadas consoante as técnicas a abordar. /Supporting bibliographic material selected according with the techniques.
Método de ensino
A exposição dos conceitos teóricos referentes a cada técnica é acompanhada de exemplos de aplicação e da demonstração do seu funcionamento em aulas práticas (laboratório). Algumas destas aulas laboratoriais funcionam no modo hands-on, para maior familiarização com os equipamentos. Além disso, os alunos desenvolvem individualmente trabalho de aplicação de algumas técnicas (mínimo de 3) para análise de uma amostra enquadrada no seu trabalho de doutoramento. Este trabalho prático é apresentado sob a forma de um relatório, que é discutido no âmbito da disciplina e, quando necessário, melhorado.
Recursos específicos utilizados
- Equipamento referente a cada uma das técnicas
|