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Mecânica Quântica II
F 2016 . 2017 - 2º semestre
Especificação técnica - ficha curricular Elementos especificos
Objectivos formativos
Entender o formalismo da Mecânica Quântica. Saber quantizar um sistema clássico. Entender o comportamento de sistemas de partículas idênticas.
Saber utilizar os princípios de simetria em Mecânica Quântica. Saber calcular secções eficazes. Competências genéricas: Competência em comunicação oral e escrita; Competência para resolver problemas; Competência em aprendizagem autónoma; Adaptabilidade a novas situações; Competência em investigar; Competência em trabalho em grupo; Competência em raciocínio crítico; Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área; Programa genérico mínimo
Sistemas de Partículas Idênticas: o princípio da indistinguibilidade. Operadores de troca de partículas. Degenerescência de troca e o postulado da simetrização.
Simetrias em Mecânica Quântica: transformações de simetria e operadores que representam transformações de simetria. Grupos de simetria. Grupos de transformações contínuas: geradores das transformações e o conjunto máximo de operadores que comutam. A decomposição do espaço dos estados em subespaços invariantes. Operadores para transformações finitas e sua relação com os geradores. Álgebras de Lie. Operadores de Casimir. Transformações de simetria discretas. Operadores escalares, pseudoescalares, vectoriais e pseudovectoriais e regras de selecção. A inversão temporal. A degenerescência de Kramer. Teoria das Colisões: secções eficazes e amplitudes de dispersão. Dispersão por um potencial central, desvios de fase e decomposição em ondas parciais. Unitariedade. Potenciais com alcance finito. Pré-requisitos
Mecânica Quântica I
Competências genéricas a atingir
. Competência em comunicação oral e escrita;. Competência para resolver problemas; . Competência em aprendizagem autónoma; . Adaptabilidade a novas situações; . Competência em investigar; . Competência em trabalho em grupo; . Competência em raciocínio crítico; . Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
Bibliografia de referência
B. H. Bransden, C. J. Joachain, Physics of Atoms and Molecules, Longman Group Limite, 1983
A. Z. Capri, Nonrelativistic Quantum Mechanics, Benjamin/Cummings Publishing Company, 1985 C. Cohen-Tannoudji, B. Diu, F. Laloë, Mécanique Quantique, Hermann, Paris, 1977 L. D. Landau, E. M. Lifshitz, Quantum Mechanics (non-relativistic theory), Pergamn Press, 1997 A. Messiah, Quantum Mechanics, Dover Publications, N. Y., 1999 J. J. Sakurai, Moderm Quantum Mechanics, Addison-Wesley, 1993 Método de ensino
Aulas de apresentação dos conceitos fundamentais, com o enquadramento adequado a esta disciplina.
Aulas de discussão /resolução de problemas onde se procura ligar os conceitos abordados a situações práticas. Apoio ao trabalho individual dos estudantes no sentido de estes desenvolverem trabalho de recolha e sistematização dessa informação Recursos específicos utilizados
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