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Mecânica Quântica II
F 2011 . 2012 - 2º semestre
Especificação técnica - ficha curricular Elementos especificos
Objectivos formativos
Entender o formalismo da Mecânica Quântica. Saber quantizar um sistema clássico. Entender o comportamento de sistemas de partículas idênticas. Saber utilizar os princípios de simetria em Mecânica Quântica. Saber calcular secções eficazes. Programa genérico mínimo
Os Postulados da Mecânica Quântica. O espaço de Hilbert. Os postulados da Mecânica Quântica. O desenvolvimento temporal de um pacote de ondas. Relações de incerteza posição-momento e energia-tempo. As equações de ondas de Schroedinger e Klein-Gordon para bosões e de Dirac para fermiões. Estados ligados: O potencial de Coulomb e o átomo de hidrogénio. O oscilador harmónico numa dimensão e operadores de criação e aniquilação. O oscilador harmónico em três dimensões em coordenadas Cartesianas e em coordenadas esféricas. Comparação da degeneração em ambos os casos. Dispersão: A dispersão de um pacote de ondas a um alvo fixo. Matrizes S e T. Desvio de fase e o seu cálculo a partir de uns potenciais simples. Simetrias em Mecânica Quântica: transformações de simetria e operadores sobre o espaço de Hilbert que representam transformações de simetria. Grupos de simetria. Os operadores de simetria e os estados próprios do hamiltoniano. Grupos de transformações contínuas: geradores das transformações e sua relação com o conjunto máximo de operadores que comutam. A decomposição do espaço dos estados em subespaços invariantes. Álgebras de Lie. Operadores de Casimir. Os operadores das translações espaciais, deslocamento no tempo e rotações. Os grupos de matrizes SO(3) e SU(2). Os números quânticos J, L, S, C e P para sistemas de partículas. Matrizes de Pauli. Operadores escalares, pseudoescalares, vectoriais e pseudovectoriais e regras de seleção. A inversão temporal. Sistemas de quark-antiquark e as suas propriedades. Pré-requisitos
Mecânica Quântica I. Competências genéricas a atingir
. Competência em comunicação oral e escrita;. Competência para resolver problemas; . Competência em aprendizagem autónoma; . Adaptabilidade a novas situações; . Competência em investigar; . Competência em trabalho em grupo; . Competência em raciocínio crítico; . Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
concretização da avaliação em 20112012
Exame: 100.0% Bibliografia de referência
Eugen Merzbacher: Quantum Mechanics. Some notes on groups and Some notes on scattering, Eef van Beveren. Método de ensino
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Recursos específicos utilizados
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