|
2004 . 2005 - º semestre
Especificação técnica - ficha curricular N.B. estas fichas estão definidas apenas desde 2007 (acordo de Bolonha). Elementos especificos
Objectivos formativos
Importância central:
Compreensão das leis (teóricas e empíricas) da Mecânica Clássica e das suas aplicações Capacidade de utilizar conceitos de Mecânica para resolver problemas Capacidade para aprender Física Importância secundária: Cultura geral aprofundada em Física Comunicação oral e escrita Programa genérico mínimo
Modelo do ponto material ou partícula:
Cinemática - movimentos em relação a um referencial fixo, movimentos relativos de translação, transformações de Galileu. Dinâmica - leis de Newton, forças de atrito, forças elásticas, momento linear e momento angular (leis de conservação), forças centrais. Trabalho e energia - campos de forças conservativas e potencial associado, energia potencial, energia mecânica e condições de conservação. Movimentos vibratórios - estudo do movimento harmónico simples. Pêndulo gravítico. Sobreposição de movimentos harmónicos simples. Campo gravítico - massa gravítica e de inércia, peso de um corpo e imponderabilidade. Sistemas de partículas Movimentos do centro de massa e justificação do modelo do ponto material ou partícula. Movimentos de um corpo rígido. Energia de um sistema de partículas e condições de conservação. Pré-requisitos
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;. Competência em organização e planificação; . Competência em comunicação oral e escrita; . Competência para resolver problemas; . Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos; . Competência em raciocínio crítico; . Competência em aprendizagem autónoma; . Adaptabilidade a novas situações; . Competência em autocrítica e auto-avaliação; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
Bibliografia de referência
Fundamentos de Física - Mª Margarida Costa e Mª José de Almeida - Ed. Almedina, 2004.
Physics - Paul Tipler - Ed. W.H.Freeman and Co, 1999. Física - F. Bueche e E. Hecht - Ed. McGraw-Hill, 2001. Colectânea de problemas de Fundamentos de Física - Departamento de Física Método de ensino
. Aulas teóricas e de resolução de problemas nas quais é frequentemente solicitada a colaboração activa dos alunos.
. Controle de presenças, seja nas aulas teóricas, seja nas de resolução de problemas. Pequenos testes frequentes (quinzenais...), realizados sem marcação prévia nas aulas teóricas e nas aulas teórico-práticas, cuja classificação contará para a nota final da disciplina. Estes testes serão corrigidos com anotações em menos de uma semana e devolvidos aos alunos para feed-back em relação à eficácia do estudo que estão a praticar. Disponibilidade dos docentes para discussões com os alunos sobre dúvidas e os resultados dos testes de avaliação continuada. [Obrigatoriedade de um número mínimo de presenças (cerca de 80% do total das aulas) para poder fazer avaliação continuada. Se vier a ser permitida na FCTUC a obrigatoriedade da avaliação continuada dos alunos, este número mínimo de presenças será condição para poder ter aprovação na disciplina]. Recursos específicos utilizados
Data show, projector de acetatos.
|