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CALENDÁRIO
DISCIPLINAS
HORÁRIOS
SALAS
MAPA DOCENTE
MAPA EXAMES
      
Física da Matéria Condensada
F+EF
2019 . 2020  - 2º semestre
SINOPSE PROGRAMA HORÁRIO AVALIAÇÃO ESPECIFICAÇÃO


Especificação técnica - ficha curricular

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
1002708127.5pt


Objectivos formativos
Competências de importância central:
Compreensão teórica dos fenómenos físicos.
Capacidade para resolver problemas.
Capacidades experimentais e laboratoriais
Cultura geral aprofundada em Física.

Competências de importância secundária:
Capacidade para aprender e aprofundar conhecimentos de forma autónoma.
Capacidade para procurar e utilizar bibliografia.
Conhecimentos de informática a aplicar no estudo da disciplina.

Competências genéricas a atingir:
Competência em análise e síntese;
Competência em comunicação oral (com especialistas ou com não especialistas na área) e escrita ;
Competência em trabalho em grupo;
Competência em aprendizagem autónoma;
Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos.
Programa genérico mínimo
1. Estrutura cristalina de sólidos: descrição; célula unitária; elementos e operações de simetria, indices de Miller e coordenadas fracionárias.
2. Difracção de raios X, neutrões e electrões. Aspetos geométricos - lei de Bragg e equações de Laue - e físicos. Fator atómico de difração e fator de estrutura.
3. Defeitos em sólidos.
4. Dinâmica das redes cristalinas: modos de vibração e relações de dispersão
5. Propriedades térmicas dos sólidos: modelos para o cálculo de calor específico; condutividade térmica; expansão térmica da rede
6. Eletrões em sólidos: modelos de Drude, Sommerfeld e eletrões de Bloch. Estrutura de bandas. Metais, semicondutores e isoladores.
7. Introdução ao estudo de semicondutores.
8. Noções de magnetismo em sólidos: suscetibilidade diamagnética (cálculo exato) e paramagnética. Estruturas ferro, antiferro e ferrimagnéticas. Origem e tipos de interação de troca. Domínios magnéticos e ciclo de hiterese.
Pré-requisitos
Análise Matemática I e II; Física Geral I e II; Fundamentos de Física Moderna; Mecânica Quântica.
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Competência para resolver problemas;
. Competência em raciocínio crítico;
. Competência em aprendizagem autónoma;
. Conhecimentos de informática relativos ao âmbito do estudo;
. Competência em trabalho em grupo;
. Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área;
. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teóricas45
aulas práticas laboratoriais45
total horas lectivas90

Método de avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo- %
Trabalho laboratorial ou de campo25 %
Resolução de problemas- %
Trabalho de síntese- %
Projecto- %
Trabalho de investigação- %
Mini testes- %
FrequênciaDuas frequências que substituem o exame final - 75/Two midterm exams that can substitute the final exam - total 75 %
Exame75 %
Outros- %
- %
concretização da avaliação em 20192020
Avaliação Mini Testes: 15.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 20.0%
Exame: 65.0%

Bibliografia de referência
Apontamentos da disciplina - M. Margarida R. R. Costa e Lourdes C. R. Andrade
Omar, M. A. (1975). Elementary Solid State Physics. Addison Wesley Publishing Co. ISBN 0-201-05482-5.
Kittel, Charles. (1971). Introduction to Solid State Physics. John Wiley & Sons. ISBN 0-471-49021-0
Ashcroft, N. W. & Mermin, N. D. (1986). Solid State Physics. Holt, Rinrhartand Winston. ISBN 0-03-083993-9
Blundell, S. (2001). Magnetism in Condensed Matter. Oxford Master Series in Condensed Matter Physics, Oxford University Press. ISBN 0-19-850591-4
Método de ensino
Nas aulas teóricas serão apresentados os tópicos do programa, solicitando-se a intervenção dos alunos, de modo a estimular o seu espírito crítico, a capacidade de compreender e de relacionar. Os alunos serão orientados na resolução de problemas nas aulas teórico-práticas e as dúvidas esclarecidas através do diálogo entre alunos e destes com o docente. Os trabalhos laboratoriais serão realizados, por grupos de alunos previamente formados, com acompanhamento permanente de um docente, os alunos devem manter um 'logbook' atualizado e eleborar relatórios de trabalhos realizados.
Recursos específicos utilizados
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