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Física da Matéria Condensada
F+EF 2018 . 2019 - 2º semestre
Especificação técnica - ficha curricular Elementos especificos
Objectivos formativos
Competências de importância central:
Compreensão teórica dos fenómenos físicos. Capacidade para resolver problemas. Capacidades experimentais e laboratoriais Cultura geral aprofundada em Física. Competências de importância secundária: Capacidade para aprender e aprofundar conhecimentos de forma autónoma. Capacidade para procurar e utilizar bibliografia. Conhecimentos de informática a aplicar no estudo da disciplina. Competências genéricas a atingir: Competência em análise e síntese; Competência em comunicação oral (com especialistas ou com não especialistas na área) e escrita ; Competência em trabalho em grupo; Competência em aprendizagem autónoma; Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos. Programa genérico mínimo
1. Estrutura cristalina de sólidos: descrição; célula unitária; elementos e operações de simetria, indices de Miller e coordenadas fracionárias.
2. Difracção de raios X, neutrões e electrões. Aspetos geométricos - lei de Bragg e equações de Laue - e físicos. Fator atómico de difração e fator de estrutura. 3. Defeitos em sólidos. 4. Dinâmica das redes cristalinas: modos de vibração e relações de dispersão 5. Propriedades térmicas dos sólidos: modelos para o cálculo de calor específico; condutividade térmica; expansão térmica da rede 6. Eletrões em sólidos: modelos de Drude, Sommerfeld e eletrões de Bloch. Estrutura de bandas. Metais, semicondutores e isoladores. 7. Introdução ao estudo de semicondutores. 8. Noções de magnetismo em sólidos: suscetibilidade diamagnética (cálculo exato) e paramagnética. Estruturas ferro, antiferro e ferrimagnéticas. Origem e tipos de interação de troca. Domínios magnéticos e ciclo de hiterese. Pré-requisitos
Análise Matemática I e II; Física Geral I e II; Fundamentos de Física Moderna; Mecânica Quântica.
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;. Competência em comunicação oral e escrita; . Competência para resolver problemas; . Competência em raciocínio crítico; . Competência em aprendizagem autónoma; . Conhecimentos de informática relativos ao âmbito do estudo; . Competência em trabalho em grupo; . Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área; . Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
concretização da avaliação em 20182019
Avaliação Mini Testes: 15.0% Trabalho laboratorial ou de campo: 20.0% Exame: 65.0% Bibliografia de referência
Apontamentos da disciplina - M. Margarida R. R. Costa e Lourdes C. R. Andrade
Omar, M. A. (1975). Elementary Solid State Physics. Addison Wesley Publishing Co. ISBN 0-201-05482-5. Kittel, Charles. (1971). Introduction to Solid State Physics. John Wiley & Sons. ISBN 0-471-49021-0 Ashcroft, N. W. & Mermin, N. D. (1986). Solid State Physics. Holt, Rinrhartand Winston. ISBN 0-03-083993-9 Blundell, S. (2001). Magnetism in Condensed Matter. Oxford Master Series in Condensed Matter Physics, Oxford University Press. ISBN 0-19-850591-4 Método de ensino
Nas aulas teóricas serão apresentados os tópicos do programa, solicitando-se a intervenção dos alunos, de modo a estimular o seu espírito crítico, a capacidade de compreender e de relacionar. Os alunos serão orientados na resolução de problemas nas aulas teórico-práticas e as dúvidas esclarecidas através do diálogo entre alunos e destes com o docente. Os trabalhos laboratoriais serão realizados, por grupos de alunos previamente formados, com acompanhamento permanente de um docente, os alunos devem manter um 'logbook' atualizado e eleborar relatórios de trabalhos realizados.
Recursos específicos utilizados
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