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2003 . 2004 - º semestre
Especificação técnica - ficha curricular N.B. estas fichas estão definidas apenas desde 2007 (acordo de Bolonha). Elementos especificos
*) N.B. se houver estudantes que não falem português a língua é o inglês.
Objectivos formativos
- Estudo aprofundado dos circuitos amplificadores de andar único, diferenciais e multi-andar, incluindo a resposta em frequência
- Compreender a aplicar os princípios fundamentais da realimentação e da estabilidade - Capacidade de análise e projecto de filtros electrónicos, de geradores de sinais e de circuitos formatadores de sinal Programa genérico mínimo
1. Circuitos amplificadores de andar único.
Introdução. Comparação das principais características dos transistores bipolares e MOS; modelos de alta frequência. Polarização de circuitos integrados: fontes de corrente e espelhos de corrente. Resposta em alta frequência dos circuitos: consideraçãoes gerais; determinação aproximada de f3dB; o teorema de Miller. Circuitos amplificadores de andar único básicos e sua resposta em frequência. O amplificador cascode. Espelhos de corrente melhoradas. 2. Amplificadores diferenciais e multi-andar. O par diferencial MOS e funcionamento para sinais fracos. O par diferencial BJT. Características não ideais do amplificador diferencial. Exemplos de amplificadores multi-andar simples. 3. Realimentação. Propriedades básicas da realimentação negativa. As topologias básicas. Determinação do ganho. O problema da estabilidade. O efeito da realimentação nos polos do amplificador. Estudo da estabilidade usando diagramas de Bode. Compensação em frequência. 4. Filtros e amplificadores sintonizados. Introdução. Função de transferência. Filtros Butterworth e Chebyshev. Funções de primeira e segunda ordem. Filtro LCR. Filtros activos. Amplificadores sintonizados. 5. Geradores de sinal e circuitos de formatação de sinais. Introdução. Osciladores sinusoidais. Osciladores com amplificador operacional. Osciladores com cristal. Geradores de ondas quadradas, triangulares e de impulso único. Rectificadores de precisão. Pré-requisitos
Electrónica. Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;. Conhecimentos de informática relativos ao âmbito do estudo; . Competência para resolver problemas; . Adaptabilidade a novas situações; . Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos; . Capacidade de decisão; . Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área; . Compromisso ético; . Competência em aprendizagem autónoma; . Criatividade; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
Bibliografia de referência
Microelectronic Circuits, Adel S. Sedra, Kenneth C. Smith, Oxford University Press, 5th ed.
Método de ensino
Aulas teóricas expositivas complementadas com aulas laboratorias e de simulação. Recursos específicos utilizados
Laboratório de electrónica convenientemente equipado.
Computadores equipados com programa para simulação. |