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Mecânica de Fluidos
EF 2013 . 2014 - 1º semestre
Especificação técnica - ficha curricular Elementos especificos
Objectivos formativos
A disciplina tem por objetivo principal dotar os alunos de uma sólida e autónoma formação de base sobre o comportamento de fluidos – líquidos e gases – em repouso ou em escoamento, tendo em vista aplicações de engenharia e gestão industrial. É estruturada através de um total de nove capítulos, que asseguram a introdução dos conceitos de base e também um conjunto importante de aplicações. Todas estas matérias se centram sobre a análise de fenómenos de transporte (de quantidade de movimento, de energia e de massa) que ocorrem em escoamentos de fluidos nas mais diversas aplicações práticas inerentes ao exercício da profissão. Programa genérico mínimo
Introdução. Conceitos fundamentais. Distribuição de pressão num fluido. Relações integrais aplicadas a um volume de controlo e relações diferenciais aplicadas a um elemento de fluido. Regime laminar e regime turbulento. Escoamento no interior de condutas. Análise dimensional e semelhança. Escoamento de camada limite versus escoamento potencial. Escoamentos com superfície livre. Pré-requisitos
São considerados adquiridos (no 1º ciclo) conhecimentos de base nas seguintes áreas: Matemática, Física, Química, Programação de Computadores; Métodos Numéricos e Computacionais, Probabilidades e Estatística, Termodinâmica; Instrumentação e Medida. Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;. Competência em comunicação oral e escrita; . Competência para resolver problemas; . Competência em aprendizagem autónoma; . Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos; . Uso da internet como meio de comunicação e fonte de informação; . Competência em trabalho em grupo; . Competência em raciocínio crítico; . Competência em autocrítica e auto-avaliação; . Competência em investigar; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
concretização da avaliação em 20132014
Avaliação Mini testes teóricos: 10%; frequências teóricas: 35%; participação T: 5%; frequências (TP+P): 35%; participação TP+P: 5%; trabalhos de grupo TP: 10%. Em alternativa à avaliação por frequência existe o exame final (percentagem de avaliação: 100%).: 100.0% Bibliografia de referência
Livro de apoio/ Companion book: Livro de Apoio: L. A. Oliveira e A. G. Lopes (2012) – Mecânica dos Fluidos (4.ª ed.). ETEP - LIDEL. Livros de Leitura Recomendada/Other references: ÇENGEL, Y. A. & Cimbala, J. M. (2006), Fluid Mechanics: Fundamentals and Applications. McGraw-Hill Companies, Inc. Também disponível em tradução brasileira, editada por McGraw-Hill Portugal. MASSEY, B. S. (1970) Mechanics of Fluids. Van Nostrand Reinhold Company, London. Também disponível em tradução portuguesa, editada pela Fundação Calouste Gulbenkian. MUNSON, B. R., YOUNG, D. F. & OKIISHI, T. H. (2002), Fundamentals of Fluid Mechanics (4ª. ed.). John Wiley & Sons. Também disponível em tradução brasileira, editada por Edgard Blücher. WHITE, F. M. (1999) Fluid Mechanics (4ª ed). McGraw-Hill Book Company, New York. Também disponível em tradução brasileira, editada por McGraw-Hill Portugal. Método de ensino
Aulas teóricas (T): discussão conjunta sobre matéria previamente definida. A participação ativa de cada aluno na discussão é objeto de avaliação. No final de cada aula é realizado um mini teste. Três frequências teóricas são realizadas ao longo do semestre. Aulas teórico-práticas (TP): alternadamente, professor e grupos de alunos conduzem discussão e resolução de problemas previamente definidos. A participação ativa de cada aluno na discussão é objeto de avaliação. O trabalho de grupo dos alunos é avaliado. Três frequências teórico-práticas são realizadas ao longo do semestre. Recursos específicos utilizados
Para ambos os tipos de aulas T e TP: um PC com acesso a Internet e um data show
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