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2003.2004
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CALENDÁRIO
DISCIPLINAS
HORÁRIOS
SALAS
MAPA DOCENTE
MAPA EXAMES
      
Mecânica de Fluidos
EF
2013 . 2014  - 1º semestre
SINOPSE PROGRAMA HORÁRIO AVALIAÇÃO ESPECIFICAÇÃO


Especificação técnica - ficha curricular

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
1005959116.0pt


Objectivos formativos

A disciplina tem por objetivo principal dotar os alunos de uma sólida e autónoma formação de base sobre o comportamento de fluidos – líquidos e gases – em repouso ou em escoamento, tendo em vista aplicações de engenharia e gestão industrial. É estruturada através de um total de nove capítulos, que asseguram a introdução dos conceitos de base e também um conjunto importante de aplicações. Todas estas matérias se centram sobre a análise de fenómenos de transporte (de quantidade de movimento, de energia e de massa) que ocorrem em escoamentos de fluidos nas mais diversas aplicações práticas inerentes ao exercício da profissão.

Programa genérico mínimo

Introdução. Conceitos fundamentais. Distribuição de pressão num fluido. Relações integrais aplicadas a um volume de controlo e relações diferenciais aplicadas a um elemento de fluido. Regime laminar e regime turbulento. Escoamento no interior de condutas. Análise dimensional e semelhança. Escoamento de camada limite versus escoamento potencial. Escoamentos com superfície livre.

Pré-requisitos

São considerados adquiridos (no 1º ciclo) conhecimentos de base nas seguintes áreas: Matemática, Física, Química, Programação de Computadores; Métodos Numéricos e Computacionais, Probabilidades e Estatística, Termodinâmica; Instrumentação e Medida.

Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Competência para resolver problemas;
. Competência em aprendizagem autónoma;
. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
. Uso da internet como meio de comunicação e fonte de informação;
. Competência em trabalho em grupo;
. Competência em raciocínio crítico;
. Competência em autocrítica e auto-avaliação;
. Competência em investigar;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teóricas30
aulas teórico-práticas28
aulas práticas laboratoriais2
orientação tutorial2
total horas lectivas62

Método de avaliação
Resolução de problemas20 %
Mini testes30 %
Frequência50 %
concretização da avaliação em 20132014
Avaliação Mini testes teóricos: 10%; frequências teóricas: 35%; participação T: 5%; frequências (TP+P): 35%; participação TP+P: 5%; trabalhos de grupo TP: 10%. Em alternativa à avaliação por frequência existe o exame final (percentagem de avaliação: 100%).: 100.0%

Bibliografia de referência

Livro de apoio/ Companion book:

Livro de Apoio: L. A. Oliveira e A. G. Lopes (2012) – Mecânica dos Fluidos (4.ª ed.). ETEP - LIDEL.

Livros de Leitura Recomendada/Other references:

ÇENGEL, Y. A. & Cimbala, J. M. (2006), Fluid Mechanics: Fundamentals and Applications. McGraw-Hill Companies, Inc. Também disponível em tradução brasileira, editada por McGraw-Hill Portugal.

MASSEY, B. S. (1970) Mechanics of Fluids. Van Nostrand Reinhold Company, London. Também disponível em tradução portuguesa, editada pela Fundação Calouste Gulbenkian.

MUNSON, B. R., YOUNG, D. F. & OKIISHI, T. H. (2002), Fundamentals of Fluid Mechanics (4ª. ed.). John Wiley & Sons. Também disponível em tradução brasileira, editada por Edgard Blücher.

WHITE, F. M. (1999) Fluid Mechanics (4ª ed). McGraw-Hill Book Company, New York. Também disponível em tradução brasileira, editada por McGraw-Hill Portugal.

Método de ensino

Aulas teóricas (T): discussão conjunta sobre matéria previamente definida. A participação ativa de cada aluno na discussão é objeto de avaliação. No final de cada aula é realizado um mini teste. Três frequências teóricas são realizadas ao longo do semestre.

Aulas teórico-práticas (TP): alternadamente, professor e grupos de alunos conduzem discussão e resolução de problemas previamente definidos. A participação ativa de cada aluno na discussão é objeto de avaliação. O trabalho de grupo dos alunos é avaliado. Três frequências teórico-práticas são realizadas ao longo do semestre.

Recursos específicos utilizados
Para ambos os tipos de aulas T e TP: um PC com acesso a Internet e um data show
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