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Laboratórios de Física
EF 2015 . 2016 - 2º semestre
Especificação técnica - ficha curricular Elementos especificos
Objectivos formativos
Desenvolvimento de técnicas experimentais para a observação e análise de fenómenos físicos e sensibilização dos alunos para a postura do experimentalista. Aquisição de conceitos básicos de análise de dados de medidas directas e indirectas. Competências experimentais e laboratoriais na realização de medidas com diversos instrumentos e obtenção de estimativas para as grandezas medidas, com relevânica para a identificação das características dos instrumentos e as origens de erros. Utilização de meios informáticos para tratamento de dados. Organização e metodologia: incentivo à programação de medidas, recolha e armazenamento de dados, e à manutenção de um livro de notas. Comunicação científica, através da redacção de relatórios escritos de apresentação, discussão e interpretação dos resultados experimentais.
Competências a desenvolver: Competência em análise e síntese. Competência em raciocínio crítico. Preocupação com a qualidade. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos. Programa genérico mínimo
1. Análise de dados. Erros em medidas. Propagação de erros. Distribuições de probabilidade. Princípios de mínimos quadrados e de máxima probabilidade. Intervalos de confiança. Ajuste e avaliação da qualidade de um ajustamento. O teste do qui-quadrado. 2. Realização de uma série de trabalhos experimentais nas áreas da Mecânica, da Electricidade e da Óptica e Fenómenos Ondulatórios, enquadrados nos conteúdos leccionados nas disciplinas de Física Geral I, Física Geral II e Fundamentos de Física Moderna.
Pré-requisitos
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;. Competência em raciocínio crítico; . Preocupação com a qualidade; . Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos; . Competência em investigar; . Competência em organização e planificação; . Competência em comunicação oral e escrita; . Conhecimentos de informática relativos ao âmbito do estudo; . Competência para resolver problemas; . Competência em trabalho em grupo; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
Bibliografia de referência
M.C. Abreu, L. Matias e L.F. Peralta, Física Experimental - Uma introdução, Lisboa, Editorial Presença (1994). RECURSOS ESPECÍFICOS NECESSÁRIOS: Laboratório equipamento para experiências de Física Básica e algumas experiência de Física Moderna.
Método de ensino
Partição das horas de contacto: Teóricas 0h, Teórico-Práticas 30h, Práticas Laboratoriais 45h, Trabalho de Campo 0h, Seminário 0h, Orientação tutorial 0h, Outras 0h.
Avaliação :Trabalho laboratorial ou de campo 70. Outro 30. Nas aulas teórico-práticas são apresentados os trabalhos e atribuídos os trabalhos de preparação de entrega obrigatória antes da realização do trabalho. O restante tempo da aula será dedicado à análise e discussão dos resultados das aulas anteriores. Grupos de trabalho constituídos por dois alunos. Os alunos têm obrigatoriamente de possuir um caderno de notas, no qual devem anotar as particularidades da execução experimental não referidas no guião da experiência, as possíveis falhas ou fontes de erro características da metodologia e do sistema experimental utilizados e todos os resultados obtidos. Este caderno será utilizado na avaliação. Os alunos devem fazer relatórios e exposições orais de alguns trabalhos. Recursos específicos utilizados
Laboratório equipamento para experiências de Física Básica e algumas experiência de Física Moderna.
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