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Laboratórios de Física
EF 2008 . 2009 - 2º semestre
Especificação técnica - ficha curricular Elementos especificos
Objectivos formativos
Desenvolvimento das técnicas experimentais necessárias à observação e análise dos fenómenos físicos e sensibilização dos alunos para a postura do experimentalista. Complemento de formação das matérias leccionadas nas cadeiras de Física Geral.
Pretendem-se atingir as competências seguintes: - Aquisição de conceitos básicos relativos à análise de dados de medidas directas e indirectas de grandezas. - Competências experimentais e laboratoriais relativas à realização de medidas com diversos instrumentos e obtenção de estimativas para as grandezas medidas, com relevânica para a identificação das características dos instrumentos e as origens de erros - Organização e método de trabalho experimental. - Comunicação científica, através da redacção de relatórios escritos. - Utilização de meios informáticos para tratamento básico de dados em folha de cálculo A disciplina deve ainda desenvolver as seguintes competências de importânica secundária: - Organização e metodologia: incentivo à programação de medidas, recolha e armazenamento de dados, e à manutenção de um livro de notas. - Comunicação científica, através da redacção de relatórios escritos de apresentação, discussão e interpretação dos resultados experimentais. Programa genérico mínimo
1. Análise de dados. Erros em medidas. Propagação de erros. Distribuições de probabilidade.
Princípios de mínimos quadrados e de máxima probabilidade. Intervalos de confiança. Ajuste e avaliação da qualidade de um ajustamento. O teste do qui-quadrado. 2. Realização de uma série de trabalhos experimentais nas áreas da Mecânica, da Electricidade e da Óptica e Fenómenos Ondulatórios, enquadrados nos conteúdos leccionados nas disciplinas de Física Geral I, Física Geral II e Fundamentos de Física Moderna. Pré-requisitos
Física Geral I
Frequência simultânea de Física Geral II e Fundamento de Física Moderna Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;. Competência em raciocínio crítico; . Preocupação com a qualidade; . Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos; . Competência em investigar; . Competência em organização e planificação; . Competência em comunicação oral e escrita; . Conhecimentos de informática relativos ao âmbito do estudo; . Competência para resolver problemas; . Competência em trabalho em grupo; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
Bibliografia de referência
M.C. Abreu, L. Matias e L.F. Peralta, Física Experimental - Uma introdução, Lisboa, Editorial Presença (1994).
Método de ensino
Nas aulas teórico-práticas são apresentados os trabalhos e atribuídos os trabalhos de preparação de entrega obrigatória antes dá realização do trabalho. O restante tempo da aula será dedicado à análise e discussão dos resultados das aulas anteriores Grupos de trabalho constituídos por dois alunos. Cada grupo realiza um determinado número de trabalhos práticos de acordo com um sistema rotativo definido na primeira aula.
Os alunos têm obrigatoriamente de possuir um caderno de notas, no qual devem anotar as particularidades da execução experimental não referidas no guião da experiência, as possíveis falhas ou fontes de erro características da metodologia e do sistema experimental utilizados e todos os resultados obtidos. Este caderno será utilizado na avaliação. Os alunos devem fazer relatórios e exposições orais de alguns trabalhos. Recursos específicos utilizados
Laboratório equipamento para experiências de Física Básica e algumas experiência de Física Moderna.
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