|
Visão Computacional e Percepção Biológica
EB 2017 . 2018 - 2º semestre
Especificação técnica - ficha curricular Elementos especificos
Objectivos formativos
Adquirir conhecimentos sobre o funcionamento da visão biológica, em especial a humana, e dos modelos computacionais que emulam a visão biológica. Adquirir competências computacionais aplicáveis a modelos clínicos e no âmbito da robótica.
Programa genérico mínimo
Metodologia de estudo da visão biológica.
Neurobiologia dos fotoreceptores, células ganglionares e corticais. Espaços de cor fisiológicos e perceptuais. Análise da percepção do movimento 2D e 3D. Metodologias para o Estudo da Percepção. Modelos e Formação de Imagens. Visão Inicial. Visão Intermédia. Visão de Nível Superior. Pré-requisitos
-
Competências genéricas a atingir
. Conhecimentos de informática relativos ao âmbito do estudo;. Competência em trabalho em equipas interdisciplinares; . Valorização da diversidade e multiculturalidade; . Competência em raciocínio crítico; . Adaptabilidade a novas situações; . Competência para resolver problemas; . Criatividade; . Iniciativa e espírito empreendedor; . Competência em planear e gerir; . Competência em investigar; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
Bibliografia de referência
D. A. Forsyth and J. Ponce, Computer Vision: A Modern Approach , Prentice Hall, Upper Saddle River, N.J., 2003
The Visual Neurosciences MIT Press Edited by Leo M. Chalupa and John S. Werner November 2003 ISBN 0-262-03308-9 Hartley, R.I. and Zisserman, A., Multiple View Geometry in Computer Vision,Second ed., 2004, Cambridge University Press, ISBN: 0521540518 Artigos científicos/Scientific papers Método de ensino
O ensino será baseado em aulas teóricas e téorico-práticas onde serão apresentados os fundamentos do funcionamento da visão biológica, em especial a humana, e dos modelos computacionais que emulam a visão biológica. Existirão ainda seminários e apresentações semanais feitas pelos alunos, e tutoriadas pelos docentes, bem como problemas práticos de natureza computacional resultantes da aplicação dos conceitos discutidos nas aulas teóricas.
Recursos específicos utilizados
Os alunos deverão ter acesso a ferramentas computacionais, em particular MatLab, e acesso a computadores. |