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Introdução à Bioinformática
EB 2016 . 2017 - 1;2º semestre
Especificação técnica - ficha curricular Elementos especificos
Objectivos formativos
Nesta unidade curricular o aluno deve adquirir competências nos princípios básicos das aplicações em bioinformática utilizando a informação disponível na Internet: bases de dados de sequências de nucleótidos, de sequências de proteínas, de estruturas tridimensionais; Ferramentas de análise de sequência e de estruturas; anotação das bases de dados. Análise filogenética e da expressão génica.
Programa genérico mínimo
Bloco I: Introdução á bioinformática:
-Dogma da biologia molecular: DNA, RNA, Proteína -Paradigma da Bioinformática: Sequência, estrutura, função Bloco II: Organização da informação biológica base de dados: Nucleotidos: alinhamento de sequências (blast, fasta) Proteínas: alinhamento múltiplo, conceitos de semelhança e homologia (Blastp, psiblast, fasta, clastalw) Estrutura de proteínas: análise de estrutura secundária e terciária Famílias de proteínas: motivos, domínios cluster Genomas Análise filogenética Análise da expressão génica Conclusões: Presente e o Futuro Pré-requisitos
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;. Conhecimentos de informática relativos ao âmbito do estudo; . Competência para resolver problemas; . Uso da internet como meio de comunicação e fonte de informação; . Competência em aprendizagem autónoma; . Competência em gestão da informação; . Competência em trabalho em grupo; . Competência em raciocínio crítico; . Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
Bibliografia de referência
David W. Mount (2004)Bioinformatics: Sequence and Genome Analysis. 2ª ed.
CSHL Press Westheah, D.R., Parish, J.H. e Twyman, R.M. (2002) Bioinformatics, BIOS Oxford UK. Método de ensino
O ensino desta unidade curricular será realizado em módulos introdutórios de aulas teóricas, teorico-práticas e aulas práticas laboratoriais. Nas aulas teóricas serão introduzidos os conceitos essenciais de cada bloco de ensino. Nas aulas práticas, os alunos, em grupos de dois elementos realizaram de forma autónoma pequenos projectos dentro da área da bioinformática. No final de cada tema os alunos apresentam e discutem os resultados seus projectos em secções alargadas de ensino.
Recursos específicos utilizados
Sala equipada com computadores com ligação à internet.
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