|
Integração de Sistemas
EB 2018 . 2019 - 2º semestre
Especificação técnica - ficha curricular Elementos especificos
Objectivos formativos
Com vista o otimizar a gestão das organizações, as suas múltiplas aplicações informáticas devem ser capazes de interagir entre si. Infelizmente, os programadores tendem a interligá-las de formas ad hoc, extremamente frágeis e pouco preparadas para evoluírem. Nesta disciplina abordamos múltiplas formas estruturadas de integrar aplicações, não só ao nível de uma organização, mas para além dela. É dada uma forte ênfase à integração utilizando middleware, em particular, utilizando abordagens como SOA (Service Oriented Architecture) e ESB (Enterprise Service Bus).
É também objectivo a aquisição das seguintes 5 competências principais (segundo os descritores de Dublin): - trabalho em grupo, resolução de problemas, raciocínio crítico, aprendizagem autónoma e aplicação prática de conhecimentos teóricos; e das seguintes 5 competências secundárias: - análise e síntese, criatividade, iniciativa e espírito empreendedor, preocupação com a qualidade e planear e agir. Programa genérico mínimo
- Tecnologias XML (XML, XSL, XSLT, XQUERY, etc.)
- Enterprise Java Beans and Java Persistence API - Web Services e Web Services de 2a geração - Integração de Sistemas Estruturada * Service Oriented Architecture (SOA) * Enterprise Service Bus (ESB) - Middleware para Sistemas Empresariais * Transações distribuídas, transações de longa duração, atividades de negócio, middleware orientado às mensagens - Integração de sistemas legados - Segurança em sistemas empresariais de grande escala - Fiabilidade e tolerância a falhas em sistemas empresariais Pré-requisitos
Programação de Sistemas Distribuídos; Bases de Dados
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;. Conhecimentos de informática relativos ao âmbito do estudo; . Competência em gestão da informação; . Uso da internet como meio de comunicação e fonte de informação; . Compromisso ético; . Competência em trabalho em grupo; . Competência em trabalho em equipas interdisciplinares; . Competência em entender a linguagem de outros especialistas; . Preocupação com a qualidade; . Competência em planear e gerir; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
concretização da avaliação em 20182019
Avaliação Trabalhos práticos: 50.0% Exame: 50.0% Bibliografia de referência
? Enterprise Integration Patterns: Designing, Building, and Deploying Messaging Solutions, by Gregor Hohpe & Bobby Woolf, Addison-Wesley Professional, ISBN: 0321200683
? Service-Oriented Architecture: A Field Guide to Integrating XML and Web Services, by Thomas Erl, Prentice Hall PTR, ISBN: 0131428985 ? IT Architectures and Middleware: Strategies for Building Large, Integrated Systems (2nd Edition), by Chris Britton, Peter Bye ? Addison-Wesley Professional, May 2004 ? Enterprise Application Integration, by David Linthicum, Addison-Wesley, ISBN 0201615835, December 1999 ? Next Generation Application Integration, by D. Linthicum, Addison-Wesley, ISBN 0201844567, 2004 ? Developing Java Web Services: Architecting and Developing Secure Web Services Using Java, by Ramesh Nagappan et. al., Wiley International ? XML Bible (2nd Edition), by Elliotte Rusty Harold, Wiley, 2001, ISBN 0764547607 ? Blueprints for High Availability, 2nd Ed., by Evan Marcus and Hal Stern, Wiley, ISBN 0471430269, Sep/2 Método de ensino
Aulas teóricas, recorrendo a meios audiovisuais, com exposição dos conceitos e princípios fundamentais e com resolução de exercícios práticos que concretizem o interesse prático da matéria e a sua aplicação real. Aulas práticas-laboratoriais, onde o docente apoia os alunos na realização de trabalhos práticos.
Recursos específicos utilizados
Sala de computadores com Java, Eclipse e JBOSS/jBPM instalado.
|