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Neurobiologia I
EB 2014 . 2015 - 1º semestre
Especificação técnica - ficha curricular Elementos especificos
Objectivos formativos
A unidade curricular de Neurobiologia I pretende dar formação específica fundamental acerca do modo como o sistema nervoso central e periférico funcionam, servindo de base para as outras disciplinas da especialização em Neurociências. No final pretende-se que os estudantes:
- Identifiquem as unidades básicas do sistema nervoso e os principais componentes do citoesqueleto. - Descrevam a organização e função do sistema nervoso central e periférico. - Reconheçam as principais vias metabólicas cerebrais. - Descrevam os processos responsáveis pela sinalização neuronal identificando as características electroquímicas das células nervosas, os principais neurotransmissores, neuromodulares, fatores neurotróficos e de transcrição no sistema nervoso e as principais vias de transdução de sinal. - Analisem os mecanismos de processamento sensorial. - Descrevam o sistema neuroendrócino e o papel do hipotálamo. - Identifiquem os diferentes tipos de memória e descrevam as suas bases moleculares. Programa genérico mínimo
Características do sistema nervoso:
- Os componentes celulares do sistema nervoso (neurónios e células da glia) e o citoesqueleto -O sistema nervoso central e periférico: relação estrutura/função Metabolismo energético cerebral Características eletroquímicas das células nervosas: - Excitabilidade neuronal e fluxos iónicos - Canais iónicos e transportadores - Papel de mielinização na condução do impulso nervoso A transmissão sináptica - As sinapses elétricas e químicas - Mecanismos de exocitose e proteínas sinápticas - Transporte axonal Sinalização inter e intracelular - Principais tipos de neurotransmissores e neuromoduladores, recetores de membrana e vias de sinalização - Fatores neurotróficos e de transcrição Neurobiologia dos sentidos - Sistema somato-sensorial - Visão - Olfato - Audição - Sistema vestibular - Paladar Sistema neuroendócrino e papel do hipotálamo Hipocampo e memória Pré-requisitos
Unidades curriculares: Biologia Celular e Molecular; Fundamentos de Fisiologia I e II; Biologia Celular do Desenvolvimento Humano. Conhecimentos linguísticos: inglês
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;. Competência em comunicação oral e escrita; . Competência em trabalho em grupo; . Competência em raciocínio crítico; . Competência em entender a linguagem de outros especialistas; . Competência em organização e planificação; . Conhecimento de uma língua estrangeira; . Competência em aprendizagem autónoma; . Adaptabilidade a novas situações; . Criatividade; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
Bibliografia de referência
- Siegel GJ, Albers RW, Brady S, Price DL (2006) ?Basic Neurochemistry: Molecular, Cellular and Medical Aspects?, 7th edition, Elsevier Academic Press.
- Purves D, Augustine GJ, Fitzpatrick D, Hall WC, LaMantia A-S, McNamara JO, Williams SM (2008) ?Neuroscience?, 4th edition, Sinauer Associates Inc. - Nadeau SE, Ferguson TS (2004) ?Medical Neuroscience?, 1st edition, Saunders ? Elsevier. - Matthews GG (2001) ?Neurobiology: Molecules, Cells and Systems?. Blackwell Science, Inc. Método de ensino
A metodologia de ensino inclui:
Aulas teóricas: conceitos de anatomia, fisiologia e funcionamento do sistema nervoso; bases da neurotransmissão e acção de neurotransmissores/neuromoduladores, sinalização inter e intracelular; neurobiologia dos sentidos; acção hormonal do hipotálamo; papel do hipocampo na memória e aprendizagem Aulas teórico-práticas: noções sobre preparação e apresentação de artigos científicos e pesquisa bibliográfica; apresentação oral de artigos científicos; preparação de relatório de resolução de problemas; testes intermédios; seminário Seminário: neurocientista convidado Recursos específicos utilizados
Acesso a internet.
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