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Dosimetria de Radiação e Radioprotecção
EB 2007 . 2008 - 1º semestre
Especificação técnica - ficha curricular Elementos especificos
Objectivos formativos
O conhecimento aprofundado de maneira como a radiação deposita energia nos meios biológicos, no contexto de utilização da radiação ionizante em diagnóstico e terapêutica e o cálculo dosimétrico inerente a essa utilização é fundamental para quem se especializa em imagem e radiação. Simultaneamente a inerente problemática da radioprotecção é outra área afim que necessita de aprendizagem.
Consideremos como objectivos da disciplina de Dosimetria da Radiação e Radioprotecção a nível de atitudes, capacidades e competências, os seguintes parâmetros: - desenvolver a atitude de pesquisa metódica - promover a observação critica das medidas e respectivas unidades, bem como dos processos de medição e dos erros associados - capacidade de análise e de síntese - capacidade de aplicar o conhecimento na prática - aplicação dos conhecimentos básicos à profissão - capacidade para aprender - capacidade para trabalhar em equipa interdisciplinar - preocupações éticas - preocupação com a qualidade Consideram-se objectivos a nível dos conhecimentos: - conhecer e manipular as diferentes grandezas e unidades de medida - conhecer as noções matemáticas relativas à teoria do alvo no contexto de irradiação celular - conhecimento relativo à radiação ionizante, efeitos biológicos e respectiva dosimetria Programa genérico mínimo
No primeiro capítulo da disciplina são introduzidas as unidades dosimétricas do Sistema Internacional e as unidades usuais na área, aproveitando-se para se fazer uma contextualização histórica do tema. A cinética associada à proliferacção bem como a estrutura tecidular são temas necessários ao entendimento posterior da formação de radicais livre e da importância do conhecido efeito oxigénio leccionados no segundo e terceiro capítulos. São introduzidos alguns modelos explicativos das lesões celulares e explorados o conceito de lesão reparável e de radiosensibilidade. No quinto capítulo introduz a noção de radiosensibilador e radioprotector dando-se exemplos convenientes. As diferenças entre celulas normais e tumorais são discutidas no capítulo 6. Com o corpo de conhecimentos entretanto adquiridos a radiação do corpo inteiro, a radiação ambiente e a radioprotecção são temas que são explorados com profundidade. Do ponto de vista laboratorial são observados os efeitos provocados pela radiação em culturas celulares e as suas repercussões citogenéticas.
Programa teórico 1.Quantidades dosimétricas. Unidades 2.Células e tecidos / cinética de proliferação 3.Ionização e formação de radicais / efeito oxigénio 4.Radiobiologia subcelular Teoria do alvo Lesões celulares por radiação Lesão reparável Radiosensibilidade intrínseca 5.Radiosensibilizadores e radioprotectores 6.Células normais e tumorais 7.Radiação de corpo inteiro 8.Radiação ambiente 9.Radioprotecção Programa prático 1. Efeitos biológicos das radiações em culturas celulares 2. Repercussões citogenéticas da acção das radiações Pré-requisitos
Competências genéricas a atingir
. Competência em organização e planificação;. Competência em trabalho em grupo; . Competência em trabalho em equipas interdisciplinares; . Compromisso ético; . Preocupação com a qualidade; . Competência em análise e síntese; . Competência para resolver problemas; . Competência em relações interpessoais; . Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área; . Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
Bibliografia de referência
- Essentials of Radiation Biology and Protection, Steve Forshier, DELMAR Thomson Learning, 2002.
- An Introduction to Radiobiology, A.H.W. Nias, John Wiley and Sons, 2000 - Biological Radiation Effects, Jürgen Kiefer, Springer-Verlag, 1990 - Introduction to Health Physics, Herman Cember, McGraw-Hill, Inc., 1992 Método de ensino
A matéria da disciplina é leccionada em 12 horas teóricas (T) assistidas simultaneamente por todos os alunos, 23h aulas teórico-práticas (TP) (3h) e práticas laboratoriais (PL) (20h), onde os alunos são divididos em 2 grupos, e 5 horas de seminários (S) onde os alunos apresentam os resultados das aulas práticas laboratoriais. Nas aulas teóricas a matéria é leccionada de forma expositiva, utilizando-se meios audiovisuais e o quadro. Nas aulas teórico-práticas utiliza-se um método interactivo de interrogação e colocação de novas situações aos alunos, por forma a que estes construam o seu próprio conhecimento. Nas aulas práticas laboratoriais, os alunos realizam trabalhos laboratoriais de bancada, onde terão que aplicar os conhecimentos aprendidos nas aulas teóricas e teórico-práticas. No Seminário são apresentados os relatórios das aulas práticas laboratoriais e discutidos os seus resultados.
As actividades de aprendizagem incluem o debate e o questionamento promovido essencialmente no decurso dos diversos tipos de aulas. A componente prática laboratorial é fundamental nesta disciplina pois coloca o aluno em situações reais relacionadas com a profissão. Sempre que acharem pertinente os alunos podem solicitar esclarecimentos de dúvidas de forma presencial ou por internet. Sempre que apropriado os docentes indicam links de internet para serem explorados. A avaliação final dos alunos na disciplina de Dosimetria da Radiação e Radioprotecção visa avaliar a apreensão dos conceitos desenvolvidos nas aulas, bem como a sua aplicação a situações concretas. O exame escrito é composto por questões com objectivos de avaliação diferentes. Desta forma, existem questões que avaliam a compreensão, outras que avaliam a capacidade de análise e ainda outras dirigidas para a capacidade de síntese. O exame apresenta questões obrigatórias e opcionais, em que as últimas estão no formato: em n questões o aluno deve responder a n-1. A arquitectura desta prova de avaliação: - vai de encontro aos princípios e objectivos da disciplina; - permite descriminar bem os alunos por capacidade e níveis de conhecimento atingido nas matérias leccionadas. Esta prova tem uma duração de 90 minutos e uma cotação de 0 a 19 valores. Os alunos que nesta prova tiverem nota inferior a 7,5 valores são considerados excluídos. Para as notas entre 7,5 e 9,5 valores será realizada uma prova oral, cuja cotação será considerada definitiva. A prova oral é opcional para alunos com média superior a 9,5 valores. Os alunos que tiverem cotação inferior a 9,5 valores são considerados como não tendo atingido os objectivos mínimos necessários, sendo considerados reprovados. No caso de prova oral, a matéria a incluir será toda a teórica, teórico-prática e prática, sendo o júri constituído por três docentes. A avaliação do seminário que traduz os resultados obtidos na componente teórico-prática tem uma cotação até 1 valor, a somar à nota obtida na avaliação escrita. Recursos específicos utilizados
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