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Criação e Gestão de Empresas
EB+EF 2008 . 2009 - 1º semestre
Especificação técnica - ficha curricular Elementos especificos
Objectivos formativos
Motivar e orientar os alunos para a aquisição de competências e saberes de Gestão através do seu envolvimento, em equipa, em actividades que estimulam o empreendedorismo e os sentidos de organização e gestão.
Programa genérico mínimo
Criação de empresas: empreendedorismo, da ideia de negócio para o mercado, o mercado, aspectos sociais das empresas, formas jurídicas das empresas, aspectos legais e fiscais, passos para a constituição de uma empresa. Aspectos financeiros: demonstração de resultados, orçamento de tesouraria, balanço, rendibilidade e equilíbrio financeiro. Investimento e financiamento. Gestão estratégica: fundamentos da gestão estratégica, técnicas de análise estratégia, escolas da gestão estratégica. Marketing e imagem. O plano de negócios e o plano de marketing.
Pré-requisitos
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;. Competência em organização e planificação; . Competência em comunicação oral e escrita; . Competência para resolver problemas; . Capacidade de decisão; . Competência em trabalho em grupo; . Competência em relações interpessoais; . Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área; . Compromisso ético; . Competência em aprendizagem autónoma; . Adaptabilidade a novas situações; . Criatividade; . Liderança; . Iniciativa e espírito empreendedor; . Preocupação com a qualidade; . Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos; . Competência em planear e gerir; . Competência em autocrítica e auto-avaliação; . Capacidade negocial; . Uso da internet como meio de comunicação e fonte de informação; . Competência em trabalho em equipas interdisciplinares; . Competência em raciocínio crítico; . Preocupação com desenvolvimento sustentado; . Ambição profissional; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
Bibliografia de referência
Horácio Costa e Pedro Correia Ribeiro, Criação & Gestão de Micro-Empresas e Pequenos Negócios, Manual Prático Lidel, ISBN 972-757-290-1, 2004 (3ª edição, actualizada e aumentada).
Ao longo do semestre serão fornecidos elementos adicionais que enriquecem significativamente a citada bibliografia de referência. Método de ensino
A aprendizagem teórica é contextualizada sobre actividades organizadas pelos alunos. A coordenação destas actividades conta com a intervenção activa de ex-alunos da disciplina, que contribuem para enculturar os alunos da disciplina para uma realidade delicada, hoje vivida no sector empresarial, onde os recém-licenciados são integrados em equipas lideradas por jovens da mesma idade, cujas orientações devem aprender a saber acatar. Recursos específicos utilizados
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