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Bioelectricidade e Biomagnetismo
EB+MEMAT 2018 . 2019 - 2º semestre
Especificação técnica - ficha curricular Elementos especificos
Objectivos formativos
Aprofundamento dos conhecimentos numa área fundamental para a compreensão dos fenómenos da bioeletricidade e do biomagnetismo.
Capacidade para procurar e utilizar bibliografia, organizando um conjunto consistente de informações relativas à área referida. Capacidade para resolver problemas, incluindo o desenvolvimento de competências matemáticas adequadas a esse fim. Capacidade para implementar e interpretar experiências simples relacionadas com o conteúdo da disciplina. Contribuição para o aumento da cultura geral científica, motivador para o estudo de outras áreas em que o electromagnetismo tem aplicações importantes. Competência em comunicação oral e escrita Competência em gestão da informação Competência em raciocínio crítico Preocupação com a qualidade Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos Competência em análise e síntese Conhecimento de uma língua estrangeira Competência para resolver problemas Programa genérico mínimo
1. Bioeletricidade
1.1. Propriedades elétricas das células 1.2. Campo elétrico e potencial elétrico 1.3. Distribuição de carga numa célula em repouso 1.4. Transmissão passiva de sinais elétricos numa célula nervosa 1.5. Resposta elétrica não-linear numa célula excitável 1.6. Medição de potenciais extra-celulares 1.7. Efeitos fisiológicos de uma corrente elétrica exterior 2. Biomagnetismo 2.1. O campo de indução magnética. 2.2. Campos magnéticos associados à actividade elétrica do coração, cérebro e fibras nervosas 2.3. Medidas de suscetibilidade magnética em sistemas fisiológicos. 3. Radiação eletromagnética 3.1. Leis de Faraday e de Lenz 3.2. Equações de Maxwell no vazio 3.3. Produção e deteção de ondas eletromagnéticas 3.4. Radiação eletromagnética não ionizante 4. Circuitos eléctricos: regimes transitórios em diversos tipos de circuitos Pré-requisitos
Física I, Física II; Análise Matemática I, Análise Matemática II; Biologia Celular e Molecular.
Competências genéricas a atingir
. Competência em comunicação oral e escrita;. Competência em gestão da informação; . Competência em raciocínio crítico; . Preocupação com a qualidade; . Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos; . Competência em análise e síntese; . Conhecimento de uma língua estrangeira; . Competência para resolver problemas; . Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área; . Competência em autocrítica e auto-avaliação; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
Bibliografia de referência
+ Campo Electromagnético, L. Brito, M. Fiolhais e C. Providência, Ed. McGraw-Hill de Portugal, 1999.
+ Electromagnetic Fields, R. K. Wangsness, 2nd ed., John Wiley & Sons, N.Y., 1979. + Intermediate Physics for Medicine and Biology, R. K. Hobbie, 3rd ed., Springer-Verlag, N.Y., 1997. + Introduction to Electrodynamics, D. J. Griffiths, 3rd ed., Prentice Hall International, Inc., 1999. + Physics With Illustrative Examples From Medicine and Biology Electricity and Magnetism, G. B. Benedek e F. M. H. Villars, 2nd ed., Springer-Verlag, N. Y. Inc., 2000. Método de ensino
Aulas de apresentação dos conceitos fundamentais, com o enquadramento adequado a esta disciplina.
Aulas de discussão /resolução de problemas onde se procura ligar os conceitos abordados a situações práticas, ordens de grandeza, e estimativas acerca das grandezas físicas específicas do âmbito da bioeletricidade e do biomagnetismo. Aulas de laboratório onde os alunos aplicam os conceitos teóricos em experiências simples. Apoio ao trabalho individual dos estudantes no sentido de estes desenvolverem trabalho de recolha de informação teórica e experimental, análise e sistematização dessa informação Recursos específicos utilizados
Equipamento experimental existente nos laboratórios didácticos do Departamento de Física.
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