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Necessidades Educativas Especiais
EFQ 2015 . 2016 - 2º semestre
Especificação técnica - ficha curricular Elementos especificos
Objectivos formativos
- compreensão da diversidade, da complexidade e das características essenciais de diferentes tipos de NEE
-apresentação das diferentes modalidades de atendimento aos alunos com necessidades educativas especiais no âmbito do paradigma da escola inclusiva - análise de métodos e técnicas de intervenção psicoeducativa em alguns grupos de NEEs, nomeadamente: (i) dificuldades de aprendizagem; (ii) dificuldades intelectuais; (iii) alunos com características de sobredotação e de alto rendimento; (iv) deficiências sensoriais; e (v) deficiências motoras Programa genérico mínimo
Módulo I - Necessidades Educativas Especiais e Inclusão: Definições, tipos e prevalência de NEE. A organização e o enquadramento legislativo nacional. O paradigma da escola inclusiva. Práticas inclusivas de diferenciação pedagógica.
Módulo II - Dificuldades de Aprendizagem: Definições. Critérios de Identificação. Tipos de DA. Intervenções para a promoção do desempenho académico. Módulo III - Dificuldades Intelectuais: Definição, identificação e classificação. Programas Educativos Individuais e Programas Individuais de Transição. Módulo IV - Sobredotação e Alto Rendimento: Definição, identificação e classificação. Modelos e estratégias educativas: Aceleração e enriquecimento. Módulo V - Deficiências Sensoriais: Definições, classificações e etiologias. Adaptações relativas aos métodos de ensino, à avaliação e à tecnologia. Módulo VI- Deficiências Motoras: Definições, classificações e etiologias. Adaptações relativas aos métodos de ensino e à avaliação. Pré-requisitos
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem
Competências genéricas a atingir
. Competência em comunicação oral e escrita;. Competência em relações interpessoais; . Compromisso ético; . Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos; . Competência em planear e gerir; . Competência para resolver problemas; . Competência em trabalho em equipas interdisciplinares; . Valorização da diversidade e multiculturalidade; . Adaptabilidade a novas situações; . Competência em autocrítica e auto-avaliação; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
concretização da avaliação em 20152016
Avaliação Outros: 10.0% Trabalho de síntese: 10.0% Relatório de seminário ou visita de estudo: 15.0% Trabalho laboratorial ou de campo: 15.0% Frequência: 50.0% Bibliografia de referência
- Agência Europeia para o Desenvolvimento da Educação Especial (2005). Educação inclusiva e práticas de sala de aula nos 2º e 3º ciclos do ensino básico. Disponível em http://www.european-agency.org/publications/ereports/iinclusive-education-and classroom-practice-in-secondary-education/iecp-secondary-pt.pdf/view
- Correia, L. M. (Ed.) (2008). Inclusão e necessidades educativas especiais. Um guia para educadores e professores (2ª ed. rev). Porto: Porto Editora. - Mendonça, A., Miguel, C., Neves, G., Micaelo, R., & Reino, V. (2008). Alunos - Cegos e com baixa visão- Orientações curriculares. Lisboa: DGIDC. - Swanson, H., Harris, K., & Graham, S. (2013). Handbook of learning disabilities (2nd ed.). New York: Guilford Press. - Shavinina, L. V. (Ed.) (2009). International handbook on giftedness. Québec: Springer. - Swanwick, R. & Gregory, S. (2007). Sign bilingual education: policy and practice. London: David Fulton Publishers. Método de ensino
Os métodos de ensino incluem: (i) aulas expositivas; (ii) estudos de caso; (iii) exercícios de simulação, (iv) técnicas audiovisuais.
Recursos específicos utilizados
Será condição preferencial a existência de protocolos com escolas, permitindo o contacto dos estudantes com algumas das suas estruturas e a observar algumas actividades. |