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Tecnologias Quânticas
EF(opt) 2005 . 2006 - 1º semestre
Especificação técnica - ficha curricular N.B. estas fichas estão definidas apenas desde 2007 (acordo de Bolonha). Elementos especificos
Objectivos formativos
Integrar saberes com vista ao desenvolvimento profissional dos futuros professores. Desenvolver uma grelha de análise das situações educativas que sustente uma prática docente fundamentada e reflectida. Consciencializar a complexidade da função docente e das situações educativas, incidindo sobretudo na dinâmica e no funcionamento da aula. Programa genérico mínimo
I - A turma 1. Dinâmicas individuais e de grupo 2. Representações e expectativas na relação educativa 3. Intervenções psicopedagógicas em casos especiais II - Gestão da aula e disciplina 1. Elementos e dinâmica da gestão da aula 2. Estratégias de motivação e de disciplina 3. A gestão de conflitos na turma III - Ensino e avaliação 1. Bases para um ensino eficaz 2. Estratégias de ensino, investigação e cooperação 3. Concepções e práticas de avaliação IV - Desenvolvimento pessoal e profissional docente 1. Das competências do professor à aprendizagem do aluno 2. Análise e treino de competências de comunicação e de relacionamento interpessoal Pré-requisitos
Introdução à Realidade Escolar I
Competências genéricas a atingir
. Competência em comunicação oral e escrita;. Competência em relações interpessoais; . Compromisso ético; . Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos; . Competência em planear e gerir; . Competência para resolver problemas; . Competência em trabalho em equipas interdisciplinares; . Valorização da diversidade e multiculturalidade; . Adaptabilidade a novas situações; . Competência em autocrítica e auto-avaliação; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
Bibliografia de referência
Amado, J. (2002). Indisciplina e violência na escola. Porto. Asa.
Arends, R (2001). Aprender a ensinar. Lisboa. McGrawHill. Estrela, T (1998). Relação pedagógica, disciplina e indisciplina na sala de aula. Porto. Porto Editora. Smith, c. e Strick, L. (2001). Dificuldades de aprendizagem de A a Z. Porto Alegre. Artmed. Spinthall e Sprinthall (2003). Psicologia Educacional. Lisboa. McGrawHill. Zabalza, M (2003). Planificação e desenvolvimento curricular. Porto. Asa. Método de ensino
O desenvolvimento dos conteúdos será realizado com base numa abordagem teórica e experiencial, construindo um quadro de referência de base, quer através de aulas, quer de actividades de observação e análise da realidade escolar que, no caso de Introdução à Realidade Escolar II, incidem sobretudo na dinâmica e no funcionamento da aula. Para melhor concretizar estes objectivos, os estudantes deslocar-se-ão às escolas com as quais a FCTUC estabelecer protocolos, de modo a contactar com algumas das suas estruturas e a observar algumas actividades. Esta abordagem será complementada com a análise de casos incidindo sobre aspectos da dinâmica da aula, numa perspectiva compreensiva e interventiva e com recurso à estratégia da simulação. Recursos específicos utilizados
Será condição preferencial a existência de protocolos com escolas, permitindo o contacto dos estudantes com algumas das suas estruturas e a observar algumas actividades. |