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Didáctica da Química I
EFQ 2013 . 2014 - 1º semestre
Especificação técnica - ficha curricular Elementos especificos
Objectivos formativos
Competência de importância central
Conhecimento dos temas a ensinar Capacidade de comunicar eficientemente com grupos ou indivíduos Competências em estratégias diversificadas de ensino / aprendizagem Competência de importância secundária Consciência da necessidade de aperfeiçoamento profissional contínuo Capacidade de reflectir sobre o desempenho individual e de o avaliar Capacidade de dar resposta às diversas necessidades dos estudantes Programa genérico mínimo
A Química e a investigação em educação em Química: passado,
presente e futuro. Abordagens curriculares contextuais no ensino da Química: perspectiva internacional e nacional. Análise de conceitos: conceito análise de conceitos, classes de conceitos, dificuldades no ensino/aprendizagem de conceitos, relações entre conceitos (proposições, princípios e regras), níveis de observação dos conceitos (molar, molecular e eléctrico). O papel da linguagem no ensino da Química. Modelos e modelação em Química.. Resolução de problemas em Química: dificuldades; modelos para a resolução de problemas; problemas conceptuais vs problemas numéricos (ou algorítmicos). A aprendizagem da Química em ambiente laboratorial. Pré-requisitos
Competências genéricas a atingir
. Competência em organização e planificação;. Conhecimento de uma língua estrangeira; . Uso da internet como meio de comunicação e fonte de informação; . Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área; . Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos; . Conhecimentos de informática relativos ao âmbito do estudo; . Competência em trabalho em grupo; . Competência em raciocínio crítico; . Adaptabilidade a novas situações; . Competência em autocrítica e auto-avaliação; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
Bibliografia de referência
Material escrito disponibilizado pelo professor
Artigos (referenciados) em revistas nacionais e internacionais de natureza científica/pedagógica Currículos dos ensinos básicos e secundários Livros de texto dos ensinos básicos e secundários. Método de ensino
A unidade curricular Didáctica da Química I, que se interliga com a Didáctica da Química II, quanto ao seu objecto de estudo específico é perspectivada como um domínio autónomo de conhecimento, relativo ao modo como a Química é ensinada e como é aprendida, onde convergem quadros conceptuais que integram perspectivas oriundas designadamente da Psicologia da Aprendizagem, da Sociedade e da História das Ciências/Química.
A unidade curricular é leccionada com recurso a aulas teóricas e práticas As aulas teóricas têm como objectivo a apresentação, desenvolvimento das matérias que constituem o conteúdo programático da disciplina, incentivando a participação activa dos alunos através designadamente na discussão sobre questões relacionadas com o ensino/aprendizagem da química e na análise de recursos para o ensino da química, nomeadamente, projectos curriculares, manuais escolares e software educativo. As aulas práticas têm como objectivo o desenvolvimento de um conjunto de actividades práticas de laboratório simples, balizadas pelos programas da disciplina de Físico-Químicas (Componente da Química) do 7º ao 9º ano de escolaridade, com recurso a técnicas de redução de escala (microescala) e a sistemas de aquisição e tratamento de dados. Recursos específicos utilizados
Meios audiovisuais e computadores. |