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2005.2006
2004.2005
2003.2004
2002.2003
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS
HORÁRIOS
SALAS
MAPA DOCENTE
MAPA EXAMES
      
2002 . 2003  - 1º semestre
SINOPSE PROGRAMA HORÁRIO AVALIAÇÃO ESPECIFICAÇÃO
DOCS. APOIO        


Especificação técnica - ficha curricular
N.B. estas fichas estão definidas apenas desde 2007 (acordo de Bolonha).

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
219pt


Objectivos formativos
Competência de importância central
Conhecimento dos temas a ensinar
Capacidade de comunicar eficientemente com grupos ou indivíduos
Competências em estratégias diversificadas de ensino / aprendizagem

Competência de importância secundária
Consciência da necessidade de aperfeiçoamento profissional contínuo
Capacidade de reflectir sobre o desempenho individual e de o avaliar
Capacidade de dar resposta às diversas necessidades dos estudantes
Programa genérico mínimo
A Química e a investigação em educação em Química: passado,
presente e futuro. Abordagens curriculares contextuais no ensino da
Química: perspectiva internacional e nacional. Análise de conceitos:
conceito análise de conceitos, classes de conceitos, dificuldades
no ensino/aprendizagem de conceitos, relações entre conceitos
(proposições, princípios e regras), níveis de observação dos
conceitos (molar, molecular e eléctrico). O papel da linguagem no
ensino da Química. Modelos e modelação em Química.. Resolução de
problemas em Química: dificuldades; modelos para a resolução de
problemas; problemas conceptuais vs problemas numéricos (ou algorítmicos).

A aprendizagem da Química em ambiente laboratorial.
Pré-requisitos
Competências genéricas a atingir
. Competência em organização e planificação;
. Conhecimento de uma língua estrangeira;
. Uso da internet como meio de comunicação e fonte de informação;
. Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área;
. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
. Conhecimentos de informática relativos ao âmbito do estudo;
. Competência em trabalho em grupo;
. Competência em raciocínio crítico;
. Adaptabilidade a novas situações;
. Competência em autocrítica e auto-avaliação;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teóricas45
aulas práticas laboratoriais45
total horas lectivas90

Método de avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo20 %
Resolução de problemas20 %
Frequência40 %

Bibliografia de referência
Material escrito disponibilizado pelo professor
Artigos (referenciados) em revistas nacionais e internacionais de natureza científica/pedagógica
Currículos dos ensinos básicos e secundários
Livros de texto dos ensinos básicos e secundários.
Método de ensino
A unidade curricular Didáctica da Química I, que se interliga com a Didáctica da Química II, quanto ao seu objecto de estudo específico é perspectivada como um domínio autónomo de conhecimento, relativo ao modo como a Química é ensinada e como é aprendida, onde convergem quadros conceptuais que integram perspectivas oriundas designadamente da Psicologia da Aprendizagem, da Sociedade e da História das Ciências/Química.

A unidade curricular é leccionada com recurso a aulas teóricas e práticas As aulas teóricas têm como objectivo a apresentação, desenvolvimento das matérias que constituem o conteúdo programático da disciplina, incentivando a participação activa dos alunos através designadamente na discussão sobre questões relacionadas com o ensino/aprendizagem da química e na análise de recursos para o ensino da química, nomeadamente, projectos curriculares, manuais escolares e software educativo.

As aulas práticas têm como objectivo o desenvolvimento de um conjunto de actividades práticas de laboratório simples, balizadas pelos programas da disciplina de Físico-Químicas (Componente da Química) do 7º ao 9º ano de escolaridade, com recurso a técnicas de redução de escala (microescala) e a sistemas de aquisição e tratamento de dados.
Recursos específicos utilizados

Meios audiovisuais e computadores.
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