|
Didáctica da Física I
EFQ2 2018 . 2019 - 1º semestre
Especificação técnica - ficha curricular Elementos especificos
*) N.B. se houver estudantes que não falem português a língua é o inglês.
Objectivos formativos
Numa perspetiva de formação base de professores proposta por Lee Shulman, 1987, pretende-se desenvolver o conhecimento pedagógico dos conteúdos (PCK) a ensinar pelos futuros professores de Física aos alunos dos EBS. Com base nos respetivos programas, desenvolvem-se:
- competências linguísticas científico-pedagógicas de processamento de conhecimentos de Física anteriormente adquiridos, para os tornar adequados à sua lecionação nos diferentes níveis dos Ensinos Básico e Secundário; - competências para o exercício de uma profissão reflexiva, criativa e avaliadora das consequências das atividades de ensino desenvolvidas, percebendo as eventuais dificuldades de aprendizagem da Física pelos futuros alunos; - competências em análise e síntese, especificamente envolvidas na resolução de problemas e na contribuição destas atividades para a aprendizagem significativa da Física; - competências em autocrítica e autoavaliação, potenciadoras de melhores críticas e avaliações dos futuros alunos. Programa genérico mínimo
1.Introdução
A Física como ciência: os conceitos e modelos da Física e a realidade. A linguagem da Física e a linguagem do dia-a-dia. As preconceções dos alunos, as suas possíveis origens, a sua prevalência e eventuais modos de as corrigir. Programas dos EBS e modelos de ensino da Física: exposição de conteúdos, discussões, resolução de problemas, as aulas laboratoriais; os manuais de ensino; a avaliação dos alunos e das suas aprendizagens. 2. Abordagem pedagógica e didática dos conteúdos básicos de Física anteriormente adquiridos, mais presentes nos programas dos EBS, tendo em atenção as considerações desenvolvidas na Introdução da disciplina A Mecânica ? movimentos, interações, campos e energias de corpos reais A Termodinâmica ? calor, radiação, temperatura Fenómenos elétricos e eletromagnéticos Fenómenos ondulatórios Pré-requisitos
Conhecimentos de Física e competências associadas, necessários ao acesso ao Mestrado (50 ECTS)
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;. Competência em comunicação oral e escrita; . Competência para resolver problemas; . Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área; . Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos; . Competência em organização e planificação; . Competência em trabalho em grupo; . Competência em raciocínio crítico; . Adaptabilidade a novas situações; . Competência em autocrítica e auto-avaliação; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
concretização da avaliação em 20182019
Avaliação Mini Testes: 30.0% Resolução de problemas: 30.0% Exame: 40.0% Bibliografia de referência
?de Almeida, MJ. Preparação de Professores de Física - Uma contribuição científico-pedagógica e didática. Editora Almedina, Coimbra, 2004.
?Costa, MMR and de Almeida, MJ. Fundamentos de Física. Editora Almedina, Coimbra, 2012. ?Manuais dos Ensinos Básico e Secundário. ?McDermott, L. Physics By Inquiry: volumes I e II. John Wiley & Sons, Inc, New York, 1996. ?Orientações Curriculares, Metas e Programas de Física dos Ensinos Básico e Secundário. ?Tipler, PA. Física: volumes 1, 2 e 3. LTC Editora, SA, Rio de Janeiro, 1999. Método de ensino
. Apresentação de situações reais para discussão da Física envolvida; deteção de conceções incorretas; discussão, envolvimento em atividades reflexivas e propostas de correção; análise da evolução conceptual ao longo dos diferentes níveis de escolaridade; solicitação de exemplos; trabalhos para casa;
. Ligações entre as abordagens da Física em cada um dos dois ciclos de estudos; . Resolução de problemas, por vezes numa perspetiva de avaliadores dos seus próprios alunos; . Desenvolvimento de trabalhos de grupo e apreciação das suas potencialidades. Recursos específicos utilizados
Data show, projector de acetatos.
|