|
Didáctica da Física I
EFQ 2013 . 2014 - 1º semestre
Especificação técnica - ficha curricular Elementos especificos
*) N.B. se houver estudantes que não falem português a língua é o inglês.
Objectivos formativos
Conhecimento dos temas a ensinar. Capacidade de estruturar e comunicar eficientemente os temas programáticos. Desenvolver competências diversificadas de ensino / aprendizagem. Desenvolver capacidade de dar resposta às diversas necessidades dos estudantes. Programa genérico mínimo
Abordagem reflexiva, sob o ponto de vista de um futuro docente, dos conteúdos dos programas de Física dos Ensinos Básico e Secundário e das suas possíveis extensões. Contextualização, análise e discussão de exemplos e problemas práticos. Análise crítica de possíveis dúvidas de futuros alunos e de consequências da incorreção da linguagem científica. Pré-requisitos
Conhecimentos de Física e competências associadas necessários ao acesso ao Mestrado (50 ECTS). Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;. Competência em comunicação oral e escrita; . Competência para resolver problemas; . Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área; . Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos; . Competência em organização e planificação; . Competência em trabalho em grupo; . Competência em raciocínio crítico; . Adaptabilidade a novas situações; . Competência em autocrítica e auto-avaliação; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
concretização da avaliação em 20132014
Avaliação Mini Testes: 30.0% Resolução de problemas: 30.0% Exame: 40.0% Bibliografia de referência
de Almeida, M.J. Preparação de professores de Física - Uma contribuição científico-pedagógica e didáctica: Editora Almedina, Coimbra, 2004. Método de ensino
Aulas com apresentação teórica, integrando a análise conjunta dos conteúdos e a respetiva estruturação. Aulas PL de aplicação dos temas abordados nas aulas teóricas. Análise e discussão conjunta da abordagem, esquematização e consequente resolução dos problemas/situações apresentados. Recursos específicos utilizados
Data show, projector de acetatos.
|