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Didáctica da Física I
EFQ 2011 . 2012 - 1º semestre
Especificação técnica - ficha curricular Elementos especificos
*) N.B. se houver estudantes que não falem português a língua é o inglês.
Objectivos formativos
Importância central: Conhecimento dos temas a ensinar Capacidade de comunicar eficientemente com grupos ou indivíduos Competências em estratégias diversificadas de ensino / aprendizagem Importância secundária: Capacidade de reflectir sobre o desempenho individual e de o avaliar Capacidade de dar resposta às diversas necessidades dos estudantes Programa genérico mínimo
Abordagem reflexiva, sob o ponto de vista de um futuro docente, dos conteúdos dos programas de Física dos Ensinos Básico e Secundário e das suas possíveis extensões. [Análise crítica de possíveis dúvidas de futuros alunos e de consequências da incorrecção da linguagem científica. Compreensão do conteúdo da Física como um sistema coerente (fortemente racional e sistemático) de conhecimentos, desenvolvido (sempre em desenvolvimento...) por seres humanos e da sua necessidade de traduzir o comportamento da Natureza. Importância da Física para o desenvolvimento tecnológico e da Tecnologia para o desenvolvimento da Física. Consequências sociais do desenvolvimento das ciências.] Pré-requisitos
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;. Competência em comunicação oral e escrita; . Competência para resolver problemas; . Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área; . Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos; . Competência em organização e planificação; . Competência em trabalho em grupo; . Competência em raciocínio crítico; . Adaptabilidade a novas situações; . Competência em autocrítica e auto-avaliação; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
Bibliografia de referência
Preparação de professores de Física - uma contribuição científico-pedagógica e didáctica: Ed. Almedina, Coimbra, 2004.
Artigos publicados em Revistas de especialidade Método de ensino
Sempre fomentando a intervenção activa dos alunos, haverá:
. Aulas de discussão de conteúdos de Física, mui6tos deles pertencendo aos programas dos Ensinos Básico e Secundário. . Aulas de resolução de problemas, numa perspectiva de futuros professores de Física. . Aulas de laboratório, nas quais serão efectuadas e discutidas muitas das actividades laboratoriais dos programas do Ensino Básico e Secundário Em todas as actividades lectivas haverá . Controle de presenças. . Pequenos testes frequentes (quinzenais...), realizados nas aulas sem marcação prévia, cuja classificação contará para a nota final da disciplina. Estes testes serão corrigidos com anotações em menos de uma semana e devolvidos aos alunos para feed-back em relação à eficácia do estudo que estão a praticar. Disponibilidade dos docentes para discussões com os alunos sobre dúvidas e os resultados dos testes de avaliação continuada. [Obrigatoriedade de um número mínimo de presenças (cerca de 80% do total das aulas) para poder fazer avaliação continuada. Se vier a ser permitida na FCTUC a obrigatoriedade da avaliação continuada dos alunos, este número mínimo de presenças será condição para poder ter aprovação na disciplina]. Recursos específicos utilizados
Data show, projector de acetatos.
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