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Teoria Quântica de Campos
F+AIE 2016 . 2017 - 2º semestre
Especificação técnica - ficha curricular Elementos especificos
*) N.B. se houver estudantes que não falem português a língua é o inglês.
Objectivos formativos
Reconhecer a importância de metodos não-perturbativos para a análise de dados relativamente à dispersão e produção de partículas em processos de alta energia, realizados em aceleradores de partículas, como LHC, DESY, Fermilab, KEK e BEPC, ou em experiências que envolvem raios cósmicos, como o Pierre Auger Cosmic Ray Observatory.
Conhecer as equações de Bethe-Salpeter e Schwinger-Dyson. Calcular secções eficazes de processos que envolvem interacções fracas, fortes e electromagnéticas. Programa genérico mínimo
Densidades Lagrangeanas, simetrias e leis de conservação.
Campos de Klein-Gordon e de Dirac: segunda quantização; relações de comutação e anticomutação entre operadores de criação e de aniquilação; Propagadores. Quantização do campo electromagnético. Formalismo da Matriz S. Diagramas de Feynman e regras em QED (eletrodinâmica quântica) e aplicações. Métodos de regularização. Pré-requisitos
Mecânica Quântica Relativista
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;. Competência para resolver problemas; . Competência em raciocínio crítico; . Competência em aprendizagem autónoma; . Competência em investigar; . Competência em organização e planificação; . Competência em comunicação oral e escrita; . Competência em gestão da informação; . Adaptabilidade a novas situações; . Criatividade; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
Bibliografia de referência
-Michael Peskin, Daniel Schroeder, An Introduction to Quantum Field Theory, Westview Press
-J. Bjorken, S. Drell, Relativistic Quantum Fields, McGraw-Hill -Eef van Beveren, Some notes on Field Theory. -R. J. Rivers, Path integral methods in quantum field theory, Cambridge University Press, 1987. -Ta-Pei Cheng and Ling-Fong Li, Gauge theory of elementary particles, Clarendon Press, 1984. -C. D. Roberts and A. G. Williams, Dyson-Schwinger equations and their application to hadronic physics, Prog. Part. Nucl. Phys. 33, 477 (1994). -C. D. Roberts, Hadron Properties and Dyson-Schwinger Equations, Prog. Part. Nucl. Phys. 61, 50 (2008). -M. S. Bhagwat, A. Hoell, A. Krassnigg, C. D. Roberts and S. V. Wright, Schwinger functions and light-quark bound states, Few Body Syst. 40, 209 (2007). -A. Krassnigg, C. D. Roberts and S. V. Wright, Meson spectroscopy and properties using Dyson-Schwinger equations, Int. J. Mod. Phys. A22, 424 (2007). Método de ensino
Ensino expositivo com referências constantes aos sistemas físicos cuja descrição se enquadra nas equações apresentadas. Será dada ênfase às técnicas matemáticas necessárias para a obtenção das propriedades dos processos de dispersão e produção de partículas elementares.
Recursos específicos utilizados
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