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Física Laboratorial I
F+Q 2017 . 2018 - 2º semestre
Especificação técnica - ficha curricular Elementos especificos
Objectivos formativos
. Competência em análise e síntese;
. Competência em raciocínio crítico; . Adaptabilidade a novas situações; . Preocupação com a qualidade; . Competência em investigar; . Competência em organização e planificação; . Competência em comunicação oral e escrita; . Competência para resolver problemas; . Competência em trabalho em grupo; . Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos; Programa genérico mínimo
Realização de um conjunto de trabalhos experimentais nas áreas da Mecânica, da Eletricidade e da Física Moderna, enquadrados nos conteúdos leccionados nas disciplinas de Física Geral I e II e nos de Fundamentos de Física Moderna.
Nestes trabalhos são abordados experimentalmente as molas elásticas, o movimento de rotação, as leis de Ohm e de Kirchhoff, a difração da luz e de eletrões e o efeito fotoelétrico. Procura-se relacionar e interpretar os resultados obtidos com os conceitos teóricos dados noutras disciplinas, e aplicar e desenvolver a metodologia de análise de dados experimentais. Em cada área temática, serão realizados 2 ou 3 trabalhos laboratoriais, com uma duração máxima prevista de 3 horas por trabalho. Os resultados obtidos devem ser analisados e apresentados num relatório escrito, a ser avaliado e discutido com o professor. Pré-requisitos
Física Geral I. Fundamentos de Física Moderna. Frequência simultânea de Física Geral II. Técnicas Laboratoriais de Física.
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;. Competência em raciocínio crítico; . Adaptabilidade a novas situações; . Preocupação com a qualidade; . Competência em investigar; . Competência em organização e planificação; . Competência em comunicação oral e escrita; . Competência para resolver problemas; . Competência em trabalho em grupo; . Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
concretização da avaliação em 20172018
Avaliação Relatório de seminário ou visita de estudo: 25.0% Trabalho laboratorial ou de campo: 75.0% Bibliografia de referência
ABREU, M.C.; MATIAS, L. & PERALTA, L.F. (1994). Física Experimental: Uma introdução. Lisboa: Editorial Presença.
FERREIRA, Liliana. Introdução à análise e tratamento de dados experimentais, Departamento de Física da Universidade de Coimbra, 2012. ALONSO, M. & FINN, E. (1999). Física. Addison-Wesley Iberoamericana. TIPLER, Paul (2000). Física. 4ª Ed. Editora Guanabara-Koogan. COSTA, M.M.R.R. & ALMEIDA, M.J.B.M. de (1993). Fundamentos de Física. Coimbra: Livraria Almedina. CAMPOS, N. Ayres de. Introdução à análise de dados. Departamento de Física, Universidade de Coimbra. Método de ensino
São facultados aos alunos guiões dos trabalhos a realizar bem como bibliografia adequada a cada trabalho. Os alunos são sensibilizados para a necessidade de manter um logbook para as aulas. Nesse logbook deverão ser registadas todas as ocorrências durante a realização do trabalho bem como todas as notas consideradas relevantes para a elaboração do relatório.
É facultada (e encorajada) a possibilidade de visitar os laboratórios durante a preparação dos trabalhos. Recursos específicos utilizados
. Equipamento laboratorial adequado aos trabalhos programados, em número suficiente para o funcionamento simultâneo e independente dos grupos de trabalho organizados.
. Guiões dos trabalhos práticos . Notas de apoio e bibliografia específica de acordo com os conteúdos envolvidos em cada trabalho prático . Caderno de notas (logbook) . papel milimétrico . máquina de calcular, régua, lápis, borracha e esferográfica. |