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2004.2005
2003.2004
2002.2003
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS
HORÁRIOS
SALAS
MAPA DOCENTE
MAPA EXAMES
      
Física Laboratorial I
F+Q
2017 . 2018  - 2º semestre
SINOPSE PROGRAMA HORÁRIO AVALIAÇÃO ESPECIFICAÇÃO


Especificação técnica - ficha curricular

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
1002753123pt


Objectivos formativos
. Competência em análise e síntese;
. Competência em raciocínio crítico;
. Adaptabilidade a novas situações;
. Preocupação com a qualidade;
. Competência em investigar;
. Competência em organização e planificação;
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Competência para resolver problemas;
. Competência em trabalho em grupo;
. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
Programa genérico mínimo
Realização de um conjunto de trabalhos experimentais nas áreas da Mecânica, da Eletricidade e da Física Moderna, enquadrados nos conteúdos leccionados nas disciplinas de Física Geral I e II e nos de Fundamentos de Física Moderna.
Nestes trabalhos são abordados experimentalmente as molas elásticas, o movimento de rotação, as leis de Ohm e de Kirchhoff, a difração da luz e de eletrões e o efeito fotoelétrico. Procura-se relacionar e interpretar os resultados obtidos com os conceitos teóricos dados noutras disciplinas, e aplicar e desenvolver a metodologia de análise de dados experimentais.
Em cada área temática, serão realizados 2 ou 3 trabalhos laboratoriais, com uma duração máxima prevista de 3 horas por trabalho.
Os resultados obtidos devem ser analisados e apresentados num relatório escrito, a ser avaliado e discutido com o professor.
Pré-requisitos
Física Geral I. Fundamentos de Física Moderna. Frequência simultânea de Física Geral II. Técnicas Laboratoriais de Física.
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;
. Competência em raciocínio crítico;
. Adaptabilidade a novas situações;
. Preocupação com a qualidade;
. Competência em investigar;
. Competência em organização e planificação;
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Competência para resolver problemas;
. Competência em trabalho em grupo;
. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas práticas laboratoriais45
total horas lectivas45

Método de avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo70 %
Outrosrelatórios dos trabalhos 30 %
concretização da avaliação em 20172018
Avaliação Relatório de seminário ou visita de estudo: 25.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 75.0%

Bibliografia de referência
ABREU, M.C.; MATIAS, L. & PERALTA, L.F. (1994). Física Experimental: Uma introdução. Lisboa: Editorial Presença.

FERREIRA, Liliana. Introdução à análise e tratamento de dados experimentais, Departamento de Física da Universidade de Coimbra, 2012.

ALONSO, M. & FINN, E. (1999). Física. Addison-Wesley Iberoamericana.

TIPLER, Paul (2000). Física. 4ª Ed. Editora Guanabara-Koogan.

COSTA, M.M.R.R. & ALMEIDA, M.J.B.M. de (1993). Fundamentos de Física. Coimbra: Livraria Almedina.

CAMPOS, N. Ayres de. Introdução à análise de dados. Departamento de Física, Universidade de Coimbra.
Método de ensino
São facultados aos alunos guiões dos trabalhos a realizar bem como bibliografia adequada a cada trabalho. Os alunos são sensibilizados para a necessidade de manter um logbook para as aulas. Nesse logbook deverão ser registadas todas as ocorrências durante a realização do trabalho bem como todas as notas consideradas relevantes para a elaboração do relatório.
É facultada (e encorajada) a possibilidade de visitar os laboratórios durante a preparação dos trabalhos.
Recursos específicos utilizados
. Equipamento laboratorial adequado aos trabalhos programados, em número suficiente para o funcionamento simultâneo e independente dos grupos de trabalho organizados.
. Guiões dos trabalhos práticos
. Notas de apoio e bibliografia específica de acordo com os conteúdos envolvidos em cada trabalho prático
. Caderno de notas (logbook)
. papel milimétrico
. máquina de calcular, régua, lápis, borracha e esferográfica.
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