DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

Química Geral II - F

Ano letivo: 2018-2019
Especificação técnica - ficha curricular

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
1005147126pt,en


Objectivos formativos
Esta disciplina fornece as bases a desenvolver em matérias posteriores.
Estabelece as escalas (microscópica a macroscópica) dos sistemas relevantes, e define, de um modo simples, a sua relação.
Promove um raciocínio integrado com matérias complementares.
Programa genérico mínimo
1. Introdução à Termodinâmica Química.
Energia e a 1ª lei da termodinâmica. Trabalho, calor e a conservação da energia. Energia interna e entalpia. Termoquímica. Entropia e a 2ª lei da termodinâmica. Energia livre.

2. Equilíbrio Químico
Natureza do equilíbrio químico. Constante de equilíbrio. Energia, constante de equílibrio e temperatura. Potencial químico.

3. Ácidos e Bases
Reacções de ácido-base em solução aquosa. Ácidos mono e polipróticos. pH e pK. Titulações de ácido-base. Indicadores. Efeito tampão.

4. Precipitação e solubilidade de sais
Solubilidade de sais em água. Reacções de precipitação. Efeito do ião comum e força iónica. Precipitação selectiva.

5. Reacções de oxidação-redução
Reacções redox. Células electroquímicas. Potencial normal. Equação de Nernst. Potencial e constante de equilíbrio. Titulações redox. Electrólise.

6. Iões complexos
Estruturais. Constantes de formação. Complexos e solubilidade. Complexometria.
Pré-requisitos
É desejável preparação em Química a nível do 12º ano e conhecimentos de Inglês
Competências genéricas a atingir
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Competência para resolver problemas;
. Competência em aprendizagem autónoma;
. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
. Competência em análise e síntese;
. Competência em raciocínio crítico;
. Competência em autocrítica e auto-avaliação;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teóricas45
aulas teórico-práticas30
total horas lectivas75

Método de avaliação
Resolução de problemas10 %
Mini testes20 %
Exame70 %

Bibliografia de referência
1. R. Chang, Chemistry, 8th Ed., McGraw-Hill (New York, 2004);
2. P. Atkins and L. Jones, Chemical Principles: the quest for insight, 5th Ed., Freeman (New York, 2010).
Método de ensino
O ensino assenta em aulas teóricas, fomentando a participação dos estudantes e a discussão dos temas, e aulas teórica-práticas visando a resolução de problemas, e que incentivam, também, a participação dos estudantes, em turmas de dimensão mais reduzida.
Recursos específicos utilizados