Espectroscopia Biomolecular - EB

Ano letivo: 2017-2018

1004552126pt,en

Esta unidade curricular tem por objectivo proporcionar aos alunos os conceitos básicos das técnicas espectroscópicas mais importantes, a capacidade de interpretar espectros básicos de moléculas simples e o modo como os parâmetros espectroscópicos obtidos são utilizados em bioquímica estrutural. Algumas destas técnicas são também fundamentais como aplicação em imageologia médica. As técnicas espectroscópicas cobertas são: ressonância magnética nuclear e ressonância paramagnética electrónica, espectroscopia de absorção electrónica, dicroísmo circular, luminescência, espectroscopia vibracional (absorção no infravermelho e Raman), difracção de raios-X e espectrometria de massa. Assim, o aluno deverá ser capaz de aplicar as técnicas espectroscópicas fundamentais à identificação, e caracterização estrutural e dinâmica de biomoléculas.
Introdução à Espectroscopia Molecular . Interacção da radiação com a matéria.Tipos de espectroscopias: RMN, RPE, absorção electrónica, dicroísmo circular, luminescência, vibracional - IV e Raman normal e de ressonância, dispersão da luz: elástica de Rayleigh, inelástica - dinâmica e Raman , difracção de electrões, microscopia electrónica, espectrometria de massa.
Bases físicas, parâmetros espectrais, interpretação de espectros, aplicações em Bioquímica, Biofísica, Biologia e Medicina. Como exemplos, explicita-se em RMN: Exemplos em sistemas biológicos: proteínas, ácidos nucleicos e membranas biológicas. Estudos metabólicos e clínicos. Introdução à imagem IRM. Agentes de contraste. RPE: armadilhas de spin, sondas de spin e metaloproteínas. Absorção electrónica: cromóforos, intensidades das bandas, hipocromismo, actividade óptica das bandas de transição electrónica ? rotação óptica e dicroísmo circular. Luminescência: fluorescência e fosforescência, rendimento quântico,quenching.
Física, Bioquímica Introdutória, Bioquímica I
outras actividades7

Resolução de problemas10 %

- ?Ressonância Magnética Nuclear- Fundamentos, Métodos e Aplicações?, V.M.S. Gil e C.F.G.C. Geraldes, Fundação Calouste Gulbenkian, 2.ª edição, Lisboa, 2002
- ?Physical Biochemistry?, K.E. Van Holde, Prentice Hall, N. Jersey, 1985.
- ?Biophysical Chemistry, Part II: Techniques for the Study of Biological Structure and Function?, C: R. Cantor e P. R. Schimmel, Freeman, New York, 1980.
- ?Physical Methods for Chemists?, R.S. Drago, Saunders, Ft. Worth, 1992.
- ?Biomolecular NMR Spectroscopy?, J.N.S Evans, Oxford University Press (1995)
- ?Fundamentals of Protein NMR Spectroscopy in Structural Biology?, G.S. Rule e T.K. Hitchens, Springer (2005)
- ?Protein NMR for the Millenium?, N.R. Krishna, L.J. Berliner, Springer (2003).
?Mass Spectrometry in Biophysics: Conformation and Dynamics of Biomolecules?, Kaltashov I. A. e Eyles S. J., Willey and Sons, Inc., 2005.
- Vibrational spectroscopy in Life Sciences - Friedrich Siebert and Peter Hildebrandt, Wiley 2007
- teórico (T): leccionados os temas essenciais do programa da UC, usando meios audio-visuais e internet. A participação activa dos alunos será encorajada, favorecendo a interactividade nas aulas.
- teórico-prático (TP): alunos resolvem problemas e interpretam espectros (dry lab) associados às várias técnicas leccionadas nas aulas teóricas. As aulas têm formato tutorial, com a participação no ensino e no esclarecimento de duvidas por alunos de Mestrado em Bioquímica que frequentam nesse ano a UC Práticas Tutoriais II.
- a capacidade do aluno resolver problemas é um objectivo fundamental.