Laboratórios de Química I - F+mnrF

Ano letivo: 2017-2018

Laboratórios de Química I é uma disciplina experimental articulada com as disciplinas teóricas de Química do segundo ano das Licenciaturas em Química e em Química Medicinal: Química Orgânica I, Química Teórica e Estrutural (só para a Licenciatura em Química), Química Física I (ou Química Física Médica para a Licenciatura em Química Medicinal), Química Inorgânica, Química Biológica (só para a Licenciatura em Química Medicinal). Reconhecer e aplicar no nível experimental princípios básicos das disciplinas de Química indicadas. Capacidade de analisar, sintetizar e compreender. Aquisição de competências que lhe permitam comunicar os resultados e conclusões dos estudos experimentais de modo claro.
Trabalhos práticos a realizar:
1. Determinação da estequiometria e cálculo aproximado da energia de Gibbs padrão de formação de um complexo.
2. Contribuição dos graus de liberdade translacionais, vibracionais e rotacionais para a capacidade calorífica de uma molécula diatómica.
3. Síntese de complexos de cobalto (III) e sua caracterização por espectrofotometria de absorção no visível.
4. Determinação de volumes parciais molares (alunos de Química).
5 Aplicações da teoria quântica aos movimentos translacional e vibracional de sistemas químicos (alunos de Química).
6 Cinética enzimática: efeito da concentração de substrato e de enzima, da temperatura e do pH, na velocidade de uma reacção (alunos de Química Medicinal).
1º ano completo do plano de estudos
. Preocupação com a qualidade;
. Uso da internet como meio de comunicação e fonte de informação;
. Competência em planear e gerir;
aulas práticas laboratoriais75

Trabalho laboratorial ou de campo70 %

Bibliografia recomendada nas disciplinas de Química Orgânica I, Química Teórica e Estrutural, Química Física I, Química Inorgânica e Química Biológica
The bibliography recommended for the disciplines of Organic Chemistry I, Structural and Theoretical Chemistry, Physical Chemistry and Biological Chemistry.
Esta unidade curricular tem como objectivo complementar as disciplinas teóricas do segundo ano. Como disciplina experimental envolve uma série de trabalhos práticos dirigidos à aprendizagem em cada uma das áreas: Química Orgânica, Química Teórica e Estrutural, Química Física, Química Inorgânica e Química Biológica. Serão necessárias 10 horas (2 aulas) para realizar a maior parte dos trabalhos experimentais, incluindo a discussão dos resultados e o relatório.
Laboratório de ensino prático para cada um dos módulos equipado com instrumentação adequada. Computador com acesso à internet.