Ano letivo: 2007-2008

A unidade curricular de Laboratórios de Química I é uma disciplina experimental articulada com as cadeiras teóricas de Química do primeiro semestre do segundo ano: Química Orgânica I, Química Teórica e Estrutural, Química Física I, Química Inorgânica • As competências gerais e específicas envolvem: Conhecimento e capacidade de compreensão 1.1. Reconhecer e aplicar no nível experimenal princípios básicos das disciplinas de Química indicadas. 1.2. Capacidade de analisar, sintetizar e compreender. Aplicação de conhecimentos e compreensão Aptidões para implementar correctamente procedimentos laboratóriais de operações unitárias e de outras procedimentas correntes e estandardizados, recorrendo a instrumentação para síntese, quer em sístemas orgânicos quer inorgânicos Realização de julgamento/tomada de decisões Capacidades para uma adequada interpretação de observações e medições laboratoriais e para relacioná-los correctamente com as teorias apropriadas Comunicação Ter adquirido competências que lhe permitam comunicar os resultados e conclusões dos estudos experimentais de modo claro. Ter adquirido aptidões na apresentação estruturada de matérias científicas a um auditório competente e capacidade de argumentação, quer a nível escrito quer oral. Competências de auto-aprendizagema Adquirir competências que permitam a auto-aprendizagem ao longo da vida.
A cadeira de Laboratórios de Química I envolve a execução prática de diversas experiências no âmbito de Química Orgânica, Química Física e Química Inorgânica numa forma modular. Pretende- se que esta unidade curricular sirva de suporte prático às unidades do 1o semestre do segundo ano do curso. Os alunos frequentam diferentes laboratórios adaptados ao ensino de cada uma destas áreas.
No laboratório na área de Química Física os estudantes deparam-se com experiências envolvendo temas relacionados com a termodinâmica e espectroscopia. No laboratório na área de Química Orgânica, os estudantes executam experiências que versam o conhecimento da singularidade dos compostos de carbono do ponto de vista estrutural e reactividade, nomeadamente reacções de formação de ligações carbono-carbono, modificação de grupos funcionais. No laboratório na área de Química Inorgânica, os trabalhos experimentais vão ser articulados com a disciplina de Química Inorgânica, incluindo síntese e caracterização de complexos metálicos, estudos dos estados de oxidação de vários sistemas metálicos e não-metálicos, comparação das propriedades de compostos iónicos e covalentes típicos, síntese e caracterização de compostos interhalogénios e preparação e caracterização de compostos no estado sólido, como o sulfato de alumínio e potássio.
1 ano completo
. Preocupação com a qualidade;
. Uso da internet como meio de comunicação e fonte de informação;
. Competência em planear e gerir;
aulas práticas laboratoriais75

Trabalho laboratorial ou de campo20 %
Frequência75 %

Bibliografia recomendada nas disciplinas de Química Orgânica I, Química Teórica e Estrutural, Química Física I e Química Inorgânica.
Esta unidade curricular tem como objectivo complementar as disciplinas teóricas do primeiro semestre do segundo ano. Como disciplina experimental envolve uma série de trabalhos práticos dirigidos à aprendizagem em cada uma das áreas. Vai ser feito de uma forma modular, com a duração prevista de 5 semanas por área, dedicadas a Química Orgânica, Química Teórica e Estrutural/Química Física, e Química Inorgânica, com rotação dos estudantes entre esses módulos para maximizar a utilização da aparelhagem.
Laboratório de ensino prático para cada um dos módulos equipado com instrumentação adequada. Computador com acesso à internet.