DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

Química Geral I - F

Ano letivo: 2017-2018
Especificação técnica - ficha curricular

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
1005136116pt,en


Objectivos formativos
A unidade curricular de Química Geral I visa dar ao aluno um conhecimento teórico das diferentes áreas de Química importantes, como a composição da matéria, fundamentos da energia química, soluções e propriedades coligativas, equilíbrio químico.
Competências a serem desenvolvidas serão:
1. Conhecimento e capacidade de compreensão:
1.1. Reconhecer e utilizar teorias e conceitos;
1.2. Analisar e resumir a informação.
2. Aplicação de conhecimentos e compreensão:
2.1. Aplicar conhecimentos para abordar problemas.
3. Realização de julgamento/tomada de decisão:
3.1. Processar e interpretar dados quantitativos
4. Comunicação:
4.1. Compreender e utilizar as fontes de informação;
4.2. Transmitir adequadamente os conhecimentos adquiridos.
5. Competências de auto-aprendizagem:
5.1. Desenvolver as competências adequados para ser autónomo;
5.2. Saber avaliar o auto-desempenho.
Programa genérico mínimo
1. Aspectos gerais
Grandezas e unidades; representação de valores numéricos; noções de análise dimensional; massa e reacções químicas.
2. Estrutura da matéria: generalidades e a teoria atómica
Átomos, moléculas e iões; teoria quântica e estrutura atómica; a tabela periódica.
3. Moléculas
Ligação química; geometria molecular e simetria.
4. Gases, líquidos e sólidos
Leis dos gases e propriedades dos gases; gases reais; forças intermoleculares e estados condensados.
5. Equílibrio de fases e soluções
Mudanças de estado. Equilíbrio de fases. Diagramas de fase. Regra das fases. Soluções ideais. Quantidades molares parciais. Lei de Raoult. Lei de Henry. Propriedades coligativas. Soluções reais e actividades.
Pré-requisitos
É desejável preparação em Química a nível do 12º ano e conhecimentos de Inglês
Competências genéricas a atingir
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Competência para resolver problemas;
. Criatividade;
. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
. Competência em análise e síntese;
. Competência em raciocínio crítico;
. Competência em autocrítica e auto-avaliação;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teóricas45
aulas teórico-práticas30
total horas lectivas75

Método de avaliação
Resolução de problemas10 %
Mini testes20 %
Exame70 %
concretização da avaliação em 20172018
Avaliação Presença e participação nas aulas teórico-práticas (tp): 10.0%
Mini Testes: 20.0%
Exame: 70.0%
Avaliação Exame: 100.0%

Bibliografia de referência
1. R. Chang, Chemistry, 8th Ed., McGraw-Hill (New York, 2004);
2. P. Atkins and L. Jones, Chemical Principles: the quest for insight, 5th Ed., Freeman (New York, 2010).
Método de ensino
O ensino assenta em aulas teóricas, fomentando a participação dos estudantes e a discussão dos temas, e aulas teórica-práticas, visando a resolução de problemas e que incentivam, também, a participação dos estudantes, em turmas de dimensão mais reduzida.
Recursos específicos utilizados