DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

Química Geral I - F

Ano letivo: 2013-2014
Especificação técnica - ficha curricular

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
1005136116.0pt


Objectivos formativos
lumn grid_10> Química Geral I ‹ voltar ao plano de estudos Ano lectivo 2013-2014
Programa genérico mínimo

1. Aspectos gerais
Grandezas e unidades; representação de valores numéricos; noções de análise dimensional; massa e reações químicas

2. Estrutura da matéria: generalidades e a teoria atómica

Átomos, moléculas e iões; teoria quântica e estrutura atómica; a tabela periódica

3. Moléculas
Ligação química; geometria molecular e simetria.

4. Gases, líquidos e sólidos.
Leis dos gases e propriedades dos gases; forças intermoleculares e estados condensados.
5. Equílibrio de fases e soluções
Mudanças de estado. Equilíbrio de fases. Diagramas de fase. Regra das fases. Soluções ideais. Quantidades molares parciais. Lei de Raoult. Lei de Henry. Propriedades coligativas. Soluções reais: atividade.

Pré-requisitos

NA

Competências genéricas a atingir
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Competência para resolver problemas;
. Criatividade;
. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
. Competência em análise e síntese;
. Competência em raciocínio crítico;
. Competência em autocrítica e auto-avaliação;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teóricas45
aulas teórico-práticas30
total horas lectivas75

Método de avaliação
Mini testes20 %
Exame80 %
concretização da avaliação em 20132014
Avaliação Presença e participação nas aulas teórico-práticas (tp): 10.0%
Mini Testes: 20.0%
Exame: 70.0%
Avaliação Exame: 100.0%

Bibliografia de referência

R. Chang, Chemistry, 8th Ed., McGraw-Hill (New York, 2004);

P. Atkins and L. Jones, Chemical Principles: the quest for insight, 5th Ed., Freeman (New York, 2010).

Método de ensino

Os métodos de ensino das aulas teóricas e teórico-práticas têm como objectivo a aprendizagem global da disciplina. As aulas teóricas são apoiadas em apresentações com textos simples, e em diagramas, gráficos, etc., com o apoio de meios audiovisuais. Há oportunidade de discutir os conceitos e assuntos mais difíceis. O ensino teórico-prático incide sobre e acompanha a matéria das aulas teóricas com a intervenção activa dos alunos na discussão da resolução dos problemas que são fornecidos aos alunos no início do semestre e são objecto de estudo antes da respectiva aula.

Recursos específicos utilizados