DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

Química Geral I - F

Ano letivo: 2008-2009
Especificação técnica - ficha curricular

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
1005136116pt


Objectivos formativos
As cadeiras de Química Geral 1 e 2 visam dar ao aluno um conhecimento teórico e teórico-prático das diferentes áreas de química importantes para a Licenciatura em Física. A Química Geral 1 incide especialmente na composição da matéria, os fundamentos da energética química e propriedades químico-físicas de líquidos e soluções.
Competências gerais e específicas (descritores de Dublin):
1.Conhecimento e capacidade de compreensão:
1.1- Reconhecer e utilizar teorias e conceitos
1.2- Analisar e resumir a informação
2.Aplicação de conhecimentos e compreensão
2.1- Aplicar conhecimentos para abordar problemas
2.2- Saber realizar trabalhos práticos no laboratório
3.Realização de julgamento/tomada de decisão:
3.1- Processar e interpretar dados quantitativos
4.Comunicação:
4.1- Compreender e utilizar as fontes de informação
4.2 - Transmitir adequadamente os conhecimentos adquiridos
5.Competências de auto-aprendizagem
5.1- Desenvolver as competências adequados para ser autónomo
5.2 - Saber avaliar o auto-desempenho
Programa genérico mínimo
A Composição da Matéria
Introdução: propriedades gerais, tabela periódica, classificação dos elementos em grupos e períodos, isótopos, estados de oxidação etc.
Ligação química
Geometria das moléculas
Fase gasosa - propriedades e comportamento; gases ideais e não-ideais; forças intermoleculares; misturas de gases; teoria cinética dos gases
Fase líquida - propriedades e comportamento; líquidos como solventes;
Fase sólida - propriedades e comportamento; tipos de sólido e estruturas cristalina, iónica, metálica, covalente e molecular; defeitos e lacunas.

Termodinâmica Química
Energia e entalpia (1ª lei); combustão e combustíveis
Lei de Hess, ciclos Born-Haber e as suas aplicações
Termoquímica
Processos reversíveis e irreversíveis
Entropia e entropia absoluta (2ª e 3ª leis)
Potencial químico e energia livre

Equilíbrio Químico
Definição de equilíbrio em termos energéticos
Resposta de equilíbrios a perturbações de temperatura, pressão e concentração
Equilíbrio entre fases
Regra das fases. Sistemas de um, dois e três componentes.

Soluções - propriedades gerais
A formação de soluções; solvatação; solubilidade de sólidos e gases em líquidos
Propriedades coligativas; osmose e diálise
Soluções de electrólitos e não-electrólitos.
Pré-requisitos
Competências genéricas a atingir
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Competência para resolver problemas;
. Criatividade;
. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
. Competência em análise e síntese;
. Competência em raciocínio crítico;
. Competência em autocrítica e auto-avaliação;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teóricas45
aulas teórico-práticas30
total horas lectivas75

Método de avaliação
Mini testes20 %
Exame80 %

Bibliografia de referência
R. Chang Química, 8ª ed.
L.L. Jones e P.W. Atkins Chemistry. Molecules, Matter and Change, 4ª ed.
J.C. Kotz e P. Treichel Chemistry and Chemical Reactivity, 3ª ed.
Método de ensino
Os métodos de ensino das aulas teóricas e teórico-práticas têm como objectivo a aprendizagem global da disciplina.
As aulas teóricas são apoiadas em apresentações com textos simples, e em diagramas, gráficos, etc., com o apoio de meios audiovisuais. Há oportunidade de discutir os conceitos e assuntos mais difíceis.
O ensino teórico-prático incide sobre e acompanha a matéria das aulas teóricas com a intervenção activa dos alunos na discussão da resolução dos problemas que são fornecidos aos alunos no início do semestre e são objecto de estudo antes da respectiva aula.
Recursos específicos utilizados