DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

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Ano letivo: 2004-2005
Especificação técnica - ficha curricular
N.B. estas fichas estão definidas apenas desde 2007 (acordo de Bolonha).

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
16pt


Objectivos formativos
As cadeiras de Química Geral 1 e 2 visam dar ao aluno um conhecimento teórico e teórico-prático das diferentes áreas de química importantes para a Licenciatura em Física. A Química Geral 1 incide especialmente na composição da matéria, os fundamentos da energética química e propriedades químico-físicas de líquidos e soluções.
Competências gerais e específicas (descritores de Dublin):
1.Conhecimento e capacidade de compreensão:
1.1- Reconhecer e utilizar teorias e conceitos
1.2- Analisar e resumir a informação
2.Aplicação de conhecimentos e compreensão
2.1- Aplicar conhecimentos para abordar problemas
2.2- Saber realizar trabalhos práticos no laboratório
3.Realização de julgamento/tomada de decisão:
3.1- Processar e interpretar dados quantitativos
4.Comunicação:
4.1- Compreender e utilizar as fontes de informação
4.2 - Transmitir adequadamente os conhecimentos adquiridos
5.Competências de auto-aprendizagem
5.1- Desenvolver as competências adequados para ser autónomo
5.2 - Saber avaliar o auto-desempenho
Programa genérico mínimo
A Composição da Matéria
Introdução: propriedades gerais, tabela periódica, classificação dos elementos em grupos e períodos, isótopos, estados de oxidação etc.
Ligação química
Geometria das moléculas
Fase gasosa - propriedades e comportamento; gases ideais e não-ideais; forças intermoleculares; misturas de gases; teoria cinética dos gases
Fase líquida - propriedades e comportamento; líquidos como solventes;
Fase sólida - propriedades e comportamento; tipos de sólido e estruturas cristalina, iónica, metálica, covalente e molecular; defeitos e lacunas.

Termodinâmica Química
Energia e entalpia (1ª lei); combustão e combustíveis
Lei de Hess, ciclos Born-Haber e as suas aplicações
Termoquímica
Processos reversíveis e irreversíveis
Entropia e entropia absoluta (2ª e 3ª leis)
Potencial químico e energia livre

Equilíbrio Químico
Definição de equilíbrio em termos energéticos
Resposta de equilíbrios a perturbações de temperatura, pressão e concentração
Equilíbrio entre fases
Regra das fases. Sistemas de um, dois e três componentes.

Soluções - propriedades gerais
A formação de soluções; solvatação; solubilidade de sólidos e gases em líquidos
Propriedades coligativas; osmose e diálise
Soluções de electrólitos e não-electrólitos.
Pré-requisitos
Competências genéricas a atingir
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Competência para resolver problemas;
. Criatividade;
. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
. Competência em análise e síntese;
. Competência em raciocínio crítico;
. Competência em autocrítica e auto-avaliação;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teóricas45
aulas teórico-práticas30
total horas lectivas75

Método de avaliação
Mini testes20 %
Exame80 %

Bibliografia de referência
R. Chang Química, 8ª ed.
L.L. Jones e P.W. Atkins Chemistry. Molecules, Matter and Change, 4ª ed.
J.C. Kotz e P. Treichel Chemistry and Chemical Reactivity, 3ª ed.
Método de ensino
Os métodos de ensino das aulas teóricas e teórico-práticas têm como objectivo a aprendizagem global da disciplina.
As aulas teóricas são apoiadas em apresentações com textos simples, e em diagramas, gráficos, etc., com o apoio de meios audiovisuais. Há oportunidade de discutir os conceitos e assuntos mais difíceis.
O ensino teórico-prático incide sobre e acompanha a matéria das aulas teóricas com a intervenção activa dos alunos na discussão da resolução dos problemas que são fornecidos aos alunos no início do semestre e são objecto de estudo antes da respectiva aula.
Recursos específicos utilizados