DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

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Ano letivo: 2006-2007
Especificação técnica - ficha curricular
N.B. estas fichas estão definidas apenas desde 2007 (acordo de Bolonha).

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
36pt


Objectivos formativos
Objectivos da Disciplina: Os alunos deverão ter adquirido as competências necessárias para produzir software gráfico interactivo e com realismo visual.
Devem apreender os fundamentos teóricos e algoritmos utilizados na representação de objectos tridimensionais em computador, e ensaiar a programação de gráficos e modelação tridimensional.

Programa genérico mínimo
Introdução. Hardware gráfico. Transformações a duas e três dimensões. Visualização a três dimensões. Implementação da pipeline gráfica. Modelos hierárquicos de cenas e objectos. Representação de curvas e superfícies. Modelação de sólidos. Modelos de luz e cor. Introdução às técnicas de rendering. Entrada interactiva de dados.
Modelização tridimensional e interactividade para ambientes de realidade virtual e realidade aumentada.*
Animação e captura de movimento para animações.*

Pré-requisitos
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;
. Competência para resolver problemas;
. Competência em raciocínio crítico;
. Criatividade;
. Competência em investigar;
. Conhecimento de uma língua estrangeira;
. Conhecimentos de informática relativos ao âmbito do estudo;
. Uso da internet como meio de comunicação e fonte de informação;
. Competência em trabalho em grupo;
. Competência em aprendizagem autónoma;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
seminário10
orientação tutorial15
total horas lectivas25

Método de avaliação
Resolução de problemas20 %
Projecto80 %

Bibliografia de referência
[1] 3D Computer Graphics (3rd Edition), Alan H. Watt, Addison-Wesley, 2000.
[2] Computer Graphics: Principles and Practice, James D. Foley, Andries van Dam, Steven K. Feiner, John F. Hugues, 2nd Edition in C, Addison-Wesley, 1995.
[3] Computer Graphics, C Version, Donald Hearn, M. Pauline Baker, 2nd Edition, Prentice Hall, 1997.
[4] Computational Geometry in C, O'Rourke.
[5] The OpenGL Programming Guide, Dave Shreiner, Mason Woo, Jackie Neider, and Tom Davis, Fifth Edition, Addison-Wesley, 2005.
[6] Geometric Modeling, Michael Mortenson, John Wiley & Sons, 1985.
[7] Spatial Augmented Reality: Merging Real and Virtual Worlds, Oliver Bimber, Ramesh Raskar, A K Peters, 2005.
[8] Real-Time Rendering, 2nd Edition, Tomas Moller, AK Peters , 2002.

Método de ensino
Aulas introdutórias laboratoriais com exemplos e problemas seguidas de orientação tutorial.

Recursos específicos utilizados
Laboratório com computadores adequados a computação gráfica, equipamento de realidade virtual, realidade aumentada e respectivo software.