DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

 - 

Ano letivo: 2002-2003
Especificação técnica - ficha curricular
N.B. estas fichas estão definidas apenas desde 2007 (acordo de Bolonha).

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
3pt *)

*) N.B.  se houver estudantes que não falem português a língua é o inglês.

Objectivos formativos
-Reconhecer a importância de metodos não-perturbativos para a análise de dados relativamente à dispersão e produção de partículas em processos de alta energia, realizados em aceleradores de partículas, como LHC, DESY, Fermilab, KEK e BEPC, ou em experiências que envolvem raios cósmicos, como o Pierre Auger Cosmic Ray Observatory.
-Conhecer as equações de Bethe-Salpeter e Schwinger-Dyson.
-Calcular secções eficazes de processos que envolvem interacções fortes e electro-fracas.

Programa genérico mínimo
-Diagramas de Feynman através o metodo de integrais de caminho e revisão de metodos perturbativos.
-Densidade Lagrangeana do Modelo Padrão.
-Equações de Bethe-Salpeter e reduções tri-dimensionais.
-Diagramas de Schwinger-Dyson.
-Aplicações: dispersão e produção de hadrões, processos que envolvem bosões de gauge e partículas Higgs, propagadores de quarks vestidos, estados ligados de quarks, espectroscopia hadrónica.

Pré-requisitos
Teoria de Campos e Física das Altas Energias
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;
. Competência para resolver problemas;
. Competência em raciocínio crítico;
. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
. Competência em investigar;
. Competência em organização e planificação;
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Competência em gestão da informação;
. Adaptabilidade a novas situações;
. Criatividade;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teóricas30
aulas teórico-práticas30
total horas lectivas60

Método de avaliação
Trabalho de investigação100 %
Exame100 %

Bibliografia de referência
-R. J. Rivers,
Path integral methods in quantum field theory,
Cambridge University Press, 1987.
-Ta-Pei Cheng and Ling-Fong Li,
Gauge theory of elementary particles,
Clarendon Press, 1984.
-C. D. Roberts and A. G. Williams,
Dyson-Schwinger equations and their application to hadronic physics,
Prog. Part. Nucl. Phys. 33, 477 (1994).
-C. D. Roberts,
Hadron Properties and Dyson-Schwinger Equations,
Prog. Part. Nucl. Phys. 61, 50 (2008).
-M. S. Bhagwat, A. Hoell, A. Krassnigg, C. D. Roberts and S. V. Wright,
Schwinger functions and light-quark bound states,
Few Body Syst. 40, 209 (2007).
-A. Krassnigg, C. D. Roberts and S. V. Wright,
Meson spectroscopy and properties using Dyson-Schwinger equations,
Int. J. Mod. Phys. A22, 424 (2007).
-R. Rapp, D. Blaschke and P. Crochet,
Charmonium and bottomonium production in heavy-ion collisions,
arXiv:0807.2470 (2008).
-R. Blankenbecler and R. Sugar,
Linear integral equations for relativistic multichannel scattering,
Phys. Rev. 142, 1051 (1966).
-A. A. Logunov and A. N. Tavkhelidze,
Quasioptical approach in quantum field theory,
Nuovo Cim. 29, 380 (1963).
-E. D. Cooper and B. K. Jennings,
Obtaining the one-body limit from the relativistic two-body equation,
Nucl. Phys. A500, 553 (1989).

Método de ensino
Ensino expositivo com referências constantes aos sistemas físicos cuja descrição se enquadra nas equações apresentadas. Será dada ênfase às técnicas matemáticas necessárias para a obtenção das propriedades dos processos de dispersão e produção de partículas elementares.

Recursos específicos utilizados