DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

Comunicação Científica e Técnica - F+EF

Ano letivo: 2015-2016
Especificação técnica - ficha curricular

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
1002498123pt


Objectivos formativos
Objectivos
Importância central:
Identificar os vários géneros de comunicação científica e técnica e a sua função na comunidade académica e industrial
Saber organizar informação e apresentá-la sob a forma escrita e oral nos principais géneros
Aprender e aplicar as boas regras de apresentação oral e comunicação escrita.

Importância secundária:
actualização;
procurar e utilizar bibliografia;
familiarização com as fronteiras de investigação.

Competências genéricas a atingir
. Competência em organização e planificação;
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Conhecimento de uma língua estrangeira;
. Competência em gestão da informação;
. Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área;
. Competência em análise e síntese;
. Competência em relações interpessoais;
. Competência em entender a linguagem de outros especialistas;
. Compromisso ético;
. Preocupação com a qualidade.
Programa genérico mínimo
Papel da comunicação científica e técnica
Processo de publicação de um artigo científico
Estrutura de um artigo científico
Revisão de um artigo científico
Processo de execução de uma apresentação Oral por slides
Relatórios técnicos
Comunicação com as massas: o artigo de divulgação científica
Como redigir uma dissertação

Apresentação oral e na forma de poster e respectiva defesa
Apresentação de um trabalho científico escrito e sua defesa
Pré-requisitos
Ferramentas informáticas de tratamento de texto e apresentação de dados
Competências genéricas a atingir
. Competência em organização e planificação;
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Conhecimento de uma língua estrangeira;
. Competência em gestão da informação;
. Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área;
. Competência em análise e síntese;
. Competência em relações interpessoais;
. Competência em entender a linguagem de outros especialistas;
. Compromisso ético;
. Preocupação com a qualidade;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teórico-práticas30
total horas lectivas30

Método de avaliação
OutrosApresentação Oral / Oral presentation - 40 %
Apresentação em Painel / Poster presentation - 30 %
Artigo científico / Scientific paper - 30 %
concretização da avaliação em 20152016
Avaliação Apresentação oral ? 25%. Apresentação na forma de poster ? 25%. Artigo científico ? 40%. Participação em discussões e avaliações ? 10%.: 100.0%

Bibliografia de referência
- The craft of scientific writting, M. Alley, Springer (1998)
- The craft of scientific presentations, M. Alley, Springer (2005)
- Communication in science: writing a scientific paper and speaking at scientific meetings, Cambridge University Press (1993)
- Slide Rules, Traci Nathans-Kelly and Christine G Nicometo, IEEE PCS Professional Engineering Communication Series, IEEE Press, Wiley (2013)
Método de ensino
O ensino desta disciplina é teórico-prático, com grande ênfase na aplicação prática das boas técnicas de comunicação científica, sob a forma escrita e oral. Os alunos deverão redigir um artigo de um dado géneros (relatório técnico, artigo científico, artigo de divulgação, etc.) que serão objecto de discussão, revisão e avaliação, bem como uma apresentação oral e uma apresentação em painel que serão discutidos, comentados e avaliados.
Recursos específicos utilizados