DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

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Ano letivo: 2006-2007
Especificação técnica - ficha curricular
N.B. estas fichas estão definidas apenas desde 2007 (acordo de Bolonha).

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
13pt


Objectivos formativos
Importância central:

Identificar os vários géneros de comunicação científica e técnica e a sua função na comunidade académica e industrial
Saber organizar informação e apresentá-la sob a forma escrita e oral nos principais géneros
Aprender e aplicar as boas regras de apresentação oral e comunicação escrita.

Importância secundária:

Capacidade de actualização
Capacidade para procurar e utilizar bibliografia
Estar familiarizado com as fronteiras de investigação
Programa genérico mínimo

Papel da comunicação científica e técnica
Processo de publicação de um artigo científico
Estrutura de um artigo científico
Revisão de um artigo científico
Apresentações orais e na forma de poster
Relatórios técnicos
Comunicação com as massas: o artigo de divulgação científica
Como redigir uma dissertação
Pré-requisitos
Competências genéricas a atingir
. Competência em organização e planificação;
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Conhecimento de uma língua estrangeira;
. Competência em gestão da informação;
. Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área;
. Competência em análise e síntese;
. Competência em relações interpessoais;
. Competência em entender a linguagem de outros especialistas;
. Compromisso ético;
. Preocupação com a qualidade;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teórico-práticas30
total horas lectivas30

Método de avaliação
Projecto60 %
Outros40 %

Bibliografia de referência
The craft of scientific writting, M. Alley, Springer (1998)
The craft of scientific presentations, M. Alley, Springer (2005)
Communication in science: writing a scientific paper and speaking at scientific meetings, Cambridge University Press (1993)
Método de ensino
O ensino desta disciplina é teórico-prático, com grande ênfase na aplicação prática das boas técnicas de comunicação científica, sob a forma escrita e oral. Os alunos deverão redigir artigos de vários géneros (relatórios técnicos, artigos científicos, artigo de divulgação, etc.) que serão objecto de discussão, revisão e avaliação.
Recursos específicos utilizados