DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

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Ano letivo: 2006-2007
Especificação técnica - ficha curricular
N.B. estas fichas estão definidas apenas desde 2007 (acordo de Bolonha).

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
16pt


Objectivos formativos

- Reconhecer e utilizar conceitos e princípios básicos da Física, estimulando a sua ligação ao estudo dos sistemas com interesse para a biofísica e geologia. Analisar, sintetizar e processar informação.

- Saber utilizar as metodologias e as técnicas adequadas em Física, aplicando-as em situações e em sistemas com interesse para a geofísica e geologia.

- Reconhecer a importância da física na interpretação e explicação de fenómenos da área da ciência e da tecnologia, em geral.

- Preparar, processar, interpretar e comunicar informação física, utilizando fontes bibliográficas pertinentes, discurso adequado e as ferramentas apropriadas.

Programa genérico mínimo
1. MECÂNICA DA PARTÍCULA E DE SISTEMAS:
1.1 Leis de Newton
1.2 Forças de atrito
1.3 Forças conservativas e energia potencial
1.4 Conservação da energia mecânica
1.5 Conservação da energia na presença de forças não conservativas
1.6 Teorema do centro de massa
1.7 Conservação do momento linear
1.8 Conservação do momento angular

2. MECÂNICA DOS FLUIDOS
2.1 Noções e princípios fundamentais de hidroestática
2.2 Dinâmica de fluidos não viscosos. Equação de Bernoulli - aplicações
2.3 Fluidos viscosos e lei de Stokes - aplicações.

3. OSCILAÇÕES
3.1 Movimento harmónico simples (MHS)
3.2 Sobreposição de dois MHS
3.3 Oscilações amortecidas
3.4 Oscilações forçadas e ressonância

4. ONDAS
4.1 Ondas progressivas e estacionárias.
4.2 Ondas transversais e longitudinais.
4.3 Reflexão, refracção e absorção.
4.4 Ondas sonoras; sons e ultra-sons.
4.5 Efeito Doppler.

Pré-requisitos
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;
. Competência para resolver problemas;
. Competência em raciocínio crítico;
. Competência em aprendizagem autónoma;
. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
. Competência em organização e planificação;
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Competência em gestão da informação;
. Adaptabilidade a novas situações;
. Criatividade;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teóricas45
aulas teórico-práticas30
total horas lectivas75

Método de avaliação
Exame100 %

Bibliografia de referência

H. Benson, University Physics, John Wiley & Sons, Revised edition, New York (1995)
D. C. Giancoli, Physics for Scientists and Engineers, 3rd ed., Prentice Hall, New York (2000)
D. Halliday e R. Resnick, Fundamentos de Física, Livros Técnicos e Científicos, Rio de Janeiro (1985)
D. Halliday, R. Resnick e K.S. Krane, Physics, 5th Ed.
J.W. Kane, M.M. Sternheim, Physics, 3rd ed. John Wiley & Sons, New York (1988)
J.B. Marion e W.F. Hornyak, General Physics with Bioscience Essays, John Wiley & Sons, 2nd Ed., New York (1985)
F. Sears, M.W. Zemansky e H.D. Young, Física, 2ª ed., Livros Técnicos e Científicos, Rio de Janeiro (1985)
P.A. Tipler, Física para cientistas e engenheiros, 3ª ed., Editora Guanabara Koogan Rio de Janeiro (1994)
Método de ensino

Ensino expositivo com referências constantes aos sistemas físicos cuja descrição mais possa interessar aos alunos de Ciências da Terra. Será enfatizada a referência a situações do dia a dia que podem ser explicadas recorrendo aos conceitos da física que se aprendem na disciplina. Procurar-se-á desta forma ilustrar a utilidade e a importância da física como disciplina estruturante em cursos de ciências e de tecnologias.

Recursos específicos utilizados