DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

Mecânica Quântica II - F

Ano letivo: 2015-2016
Especificação técnica - ficha curricular

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
1002863126pt


Objectivos formativos
Entender o formalismo da Mecânica Quântica. Saber quantizar um sistema clássico. Entender o comportamento de sistemas de partículas idênticas.
Saber utilizar os princípios de simetria em Mecânica Quântica. Saber calcular secções eficazes.

Competências genéricas: Competência em comunicação oral e escrita; Competência para resolver problemas; Competência em aprendizagem autónoma; Adaptabilidade a novas situações; Competência em investigar; Competência em trabalho em grupo; Competência em raciocínio crítico; Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área;
Programa genérico mínimo
Sistemas de Partículas Idênticas: o princípio da indistinguibilidade. Operadores de troca de partículas. Degenerescência de troca e o postulado da simetrização.

Simetrias em Mecânica Quântica: transformações de simetria e operadores que representam transformações de simetria. Grupos de simetria. Grupos de transformações contínuas: geradores das transformações e o conjunto máximo de operadores que comutam. A decomposição do espaço dos estados em subespaços invariantes. Operadores para transformações finitas e sua relação com os geradores. Álgebras de Lie. Operadores de Casimir. Transformações de simetria discretas. Operadores escalares, pseudoescalares, vectoriais e pseudovectoriais e regras de selecção. A inversão temporal. A degenerescência de Kramer.

Teoria das Colisões: secções eficazes e amplitudes de dispersão. Dispersão por um potencial central, desvios de fase e decomposição em ondas parciais. Unitariedade. Potenciais com alcance finito.
Pré-requisitos
Mecânica Quântica I
Competências genéricas a atingir
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Competência para resolver problemas;
. Competência em aprendizagem autónoma;
. Adaptabilidade a novas situações;
. Competência em investigar;
. Competência em trabalho em grupo;
. Competência em raciocínio crítico;
. Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teóricas45
aulas teórico-práticas30
total horas lectivas75

Método de avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo-- %
Resolução de problemas20 %
Trabalho de síntese-- %
Projecto-- %
Trabalho de investigação-- %
Mini testes20 %
Frequência-- %
Exame60 %

Bibliografia de referência
B. H. Bransden, C. J. Joachain, Physics of Atoms and Molecules, Longman Group Limite, 1983

A. Z. Capri, Nonrelativistic Quantum Mechanics, Benjamin/Cummings Publishing Company, 1985

C. Cohen-Tannoudji, B. Diu, F. Laloë, Mécanique Quantique, Hermann, Paris, 1977

L. D. Landau, E. M. Lifshitz, Quantum Mechanics (non-relativistic theory), Pergamn Press, 1997

A. Messiah, Quantum Mechanics, Dover Publications, N. Y., 1999

J. J. Sakurai, Moderm Quantum Mechanics, Addison-Wesley, 1993
Método de ensino
Aulas de apresentação dos conceitos fundamentais, com o enquadramento adequado a esta disciplina.
Aulas de discussão /resolução de problemas onde se procura ligar os conceitos abordados a situações práticas.
Apoio ao trabalho individual dos estudantes no sentido de estes desenvolverem trabalho de recolha e sistematização dessa informação
Recursos específicos utilizados